Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

ELIS ANGELA DA SILVA SOARES

matemática financeira ii

Uruguaiana
2010

Elis Angela da silva soares

matemática financeira ii

Trabalho apresentado ao Curso (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Matemática Financeira II].Prof. Helenara Regina Sampaio

Uruguaiana

2010

Parte 1

1) Leia os conceitos apresentados neste site, exemplificando nas operações de juros simples e juros compostos algumas de suas aplicações.

Juros simples, O juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

Raramente encontramos uso para regimesimples: é o caso das operações de curtissimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.

Juros Compostos, O juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: Ojuro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passar arender juros também.

A maioria das operaçoes envolvendo dinheiro utilizajuros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de créditos, emprestimos bancários, as aplicações financeiras usuais como cardeneta de poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc.

2) Um assunto muito importante na matemática financeira são os sistemas de amortizações. Defina o que é amortização, em que tipos de operações são usados? Cite três sistemasmuito utilizados. Indico alguns sites para consulta:

Primeiramente, o que vem aser amortização? Segundo o Dicionário Aurélio, seria “ extinguir a dívida aos poucos ou em prestações”, ou, “ abater dívidas, efetuando o pagamento correspondente.”

A própria raiz do termo amortização, vem de a+morte+izar, ou seja, fazer “ morrer” determinada obrigação, ou dívida. Sempre que pagamosdeterminada dívida, estamos, portanto, saldando-a, quintando-a, ou amortizando-a (matando-a)

São usados em varias operações como: Financiamentos do sistema financeiro da Habitação, Financiamentos em geral de bens de consumo e sistema financeiro habitacional.

Alguns sistemas de amortização mais utilizados:

Sistema de amortização constante ( SAC):

O devedor paga oprincipal em n=5 pagamentos sendo que as amortizações são sempre constantes e iguais.

Sistema Price ( Sistema Francês):

Todas as prestações e pagamentos são iguias.

Sistema de Amortização Misto (SAM):

Cada prestação ( pagamento) é a média aritmética das prestações respectivas no Sistemas de Price e no Sistema de Amortização Constante (SAC).

3) PesquiseBiblioteca digital da Unopar o livro abaixo como se caracteriza o comportamento dos juros no sistema de amortização constante. Você pode entrar nos seguintes links:

Como o próprio nome diz, neste sistema a parte da amortização é constante em todas as parcelas. Lembre-se que a amortização é a parte da parcela que efetivamente reduz o saldo devedor. Isso significa, portanto, que o saldo devedor éreduzido mês a mês de um valor constante. Uma conseqüência de a amortização ser constante é que o valor das parcelas diminui a cada mês. Lembre-se que a parcela é a soma da parte de amortização mais a parte de juros. Á medida que o tempo passa e a dívida vai sendo amortizado (quitada) o valor a ser pago referente a juros sobre o saldo devedor também diminui. Se a parte dos juros diminui e aamortização constante, então o valor da parcela também vai diminuir.
Uma conseqüência de a amortização ser constante é que o valor das parcelas diminui a cada mês. Lembre-se que a parcela é a soma da parte de amortização mais a parte de juros. À medida que o tempo passa e a dívida vai sendo amortizado (quitada) o valor a ser pago referente a juros sobre o saldo devedor também diminui. Se a parte dos...
tracking img