Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina os termos ‘organização’ e ‘administração’. Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?
Organização: As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Administração: É um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançaros objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
2. Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?
A eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização dos seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas.
A eficácia é a capacidade de realizar asatividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. Eficácia implica escolher os objetivos e conseguir atingi-los, e sua principal preocupação é com os fins.
Apesar das diferenças entre os conceitos de eficiência e eficácia, eles estão correlacionados. Sem eficácia, a eficiência é inútil, pois a organização não consegue realizar o seu propósito. Por outro lado, é fácil sereficaz quando se é ineficiente, visto que muitos recursos são desperdiçados.
3. Quais são os níveis organizacionais? Descreva cada um deles.
Níveis estratégico, tático e operacional.
O nível estratégico é o mais elevado da hierarquia organizacional e é composto pelos administradores. Sua atuação é estratégica e abrange a organização como um todo. São igualmente responsáveis pela interação entre aorganização e seu ambiente externo. Os administradores de topo de uma organização são: o presidente, os vice-presidentes, os membros do Conselho de Administração, o diretor executivo, bem como outros que pertençam à alta administração.
O nível tático representa um intermédio da estrutura organizacional. É constituído por um conjunto de executivos que é responsável pela articulação interna entre onível estratégico e o operacional. Esses administradores coordenam a atividade de outros de níveis mais baixos e são responsáveis pela tradução das políticas e estratégias definidas pelos administradores de topo em ações concretas que os de nível operacional possam implementar. Sua atuação é tática e está orientada para uma unidade de negócio, departamento ou área funcional. Normalmente osadministradores desse nível são os gerentes ou diretores.
O nível operacional é o mais baixo da hierarquia da organização, e é constituído pelos administradores de primeira linha. Eles são responsáveis pela coordenação do trabalho dos membros da organização, que, por sua vez, são responsáveis pela execução e realização das atividades e tarefas cotidianas. Os administradores, nesse nível , têm atuaçãooperacional e de curto prazo, orientada para a execução de atividades operacionais. Os administradores de primeira linha são os supervisores, os líderes de equipe, os coordenadores de projeto, entre outros gestores responsáveis apenas por pequenos grupos de trabalhadores ou de tarefas.

4. Quais são as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam?
Planejamento,Organização, Direção e Controle. Na prática, todas as funções da administração são executadas de uma forma inter-relacionada e não sequencial. Na realidade, o que se verifica é uma interação dessas quatro funções, e a sequência planejamento, organização, direção e controle é meramente estabelecida em nível teórico para melhor compreensão do processo de administração.
5. Quais são as áreas funcionaisda organização? Descreva cada uma delas.
Área de produção ou de operações, a área comercial e de marketing, a área de finanças e a área de recursos humanos.
ÁREA DE PRODUÇÃO OU DE OPERAÇÕES
A principal razão de ser uma organização e a produção de bens ou a prestação de serviços. Por esse motivo, o sistema de operações de uma organização é o centro ou ‘coração’ de sua atividade. O sistema...
tracking img