Administração

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE DE CAMPINAS – UNIDADE 1

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Grupo

Carlos Eduardo Rodrigues RA 1154379793
Chayni Leine Mendonça RA 2560466527
Djenifer Alípio Fernandes RA 2564427002
Ligia Daniele Dias RA 1187390233
Lucimar Lopes RA 2564470413
Patrícia Taiane RA1139375503
Paulo Henrique Gomes RA 2560467050ATPS

Teoria Geral da Administração

Campinas
Setembro – 2011

ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE DE CAMPINAS – UNIDADE 1

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado a Professora
Priscila Salgado
Da disciplina Teoria da Administração
Turma 2º A Turno – Manhã.
Do Curso de Administração deEmpresas

Campinas
Setembro – 2011

Sumário

Introdução............................................................................. 4

Competências....................................................................... 5
Competências essenciais..................................................... 7
Competitividade.................................................................... 8Conceito de competitividade................................................ 9
Conclusão........................................................................... 10
Referencias Bibliográfica.................................................... 11

Introdução

Atualmente, dizer que o maior patrimônio das organizações são as pessoas se tornou comum. O que torna a organização competitiva e quediferencia uma da outra e as pessoas que compõem as organizações e suas habilidades. Mais do que desenvolver novas competências, a competitividade e sobrevivência neste cenário complexo, esta diretamente associada à capacidade de aprendizado das organizações. Empresas com capacidade de saber aprender e aprender mais depressa, torna-se mais competitivas. “Segundo Idalberto Chiavenato gestão porcompetência é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis”. A Competência nada mais é do que a capacidade de mobilizar conhecimento, valores edecisões, agir de modo pertinente numa determinada situação, é  executar bem determinada tarefa com responsabilidade, sabedoria e comprometimento, são a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimento, habilidade e atitudes (CHA).  

Competências

Nos anos 90, á terminologia competência, já conhecida no repertorio da lingüística e das ciências psicológicas de matriz comportamental, éutilizada no vocabulário das organizações produtivas em um momento marcado pelo desenvolvimento das políticas de emprego orientado pela busca de flexibilidade nas empresas e mudanças organizacionais na gestão de recursos humanos. Como se tivesse emergido da base material, essa terminologia tem sido reconhecida pelas organizações produtivas, instituições educacionais como substituta da noção dequalificação profissional ancorada nos postos de trabalho.

Por necessidades das empresas em renegociar grades de classificação que se encontra o conteúdo construído e torno das competências. O que motivou a criação de uma organização formadora baseada em critérios de competência foi à própria necessidade de desviar o foco do financeiro e buscar ações integrativas dos trabalhadores aos interesses daindústria. A noção da competência procura adequar à formação profissional as exigências de racionalização de uma nova forma de organização do trabalho.

A capacidade de comunicação e cooperação em equipe constitui-se a um fator fundamental na composição da noção de competência, especialmente, porque o exercício dessa capacidade em um ambiente que prioriza a reflexão e confere aos indivíduos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!