Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ciência da Sociedade

Após me formar em Ciências Sociais fiz a especialização em Avaliação Educacional. Hoje participo de um grupo de estudo sobre novas tecnologias no trabalho e os impactos dela para a classe trabalhadora. Continuo estudando, como vocês. Cumpri alguns créditos do mestrado em Ciências Sociais e aguardo as próximas etapas para a conclusão deste curso.

Sou verdadeiroapaixonado pelo meu trabalho e acredito que as possibilidades de estudos não se esgotam nunca. Para citar Anthony Giddens:

"A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um empreendimento fascinante e irresistível, já que o seu objeto de estudo é o nosso próprio comportamento como seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desdea análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais" (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005 p.24).
Quais sãos as mudanças que ocorrem hoje em nosso sociedade e que podemos analisar à luz da Sociologia?

No entanto, para que pudéssemos pensar uma ciência que estudasse o homem em suas relações sociais algumascondicionantes eram necessárias.
O homem sempre pensou sobre suas atividades, sua vida, sempre formulou respostas para a pergunta: QUEM É O HOMEM? As respostas a estas perguntas eram dadas por algo exterior ao homem, como aos deuses (no caso das religiões politeístas) ao Deus (no caso das religiões Monoteístas), ou à natureza ou outra força que estava fora do âmbito das relações humanas.
O linkabaixo mostrará duas concepções para a criação do mundo, a judaico-cristã e a da mitologia grega. É importante notar que os relatos não só definem como o mundo físico foi criado, mas definem também a relação dos homens com os criadores.
http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/852525/t207.asp

UM OUTRO MODO DE PENSAR A CRIAÇÃO
Observemos o texto tirado do site:http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm

"A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhançasentre os animais vivos e em extinção.

A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico nos quais fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a idéia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados àscondições ambientais impostas poderiam sobreviver.

Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhançasbiológicas, teriam um mesmo ascendente em comum.

A partir da afirmação de Charles Darwin, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de reconstituir todas as espécies que antecederam o homem contemporâneo. Entre as diferentes espécies catalogadas, a escala evolutiva do homem se inicia nos Hominídeos, com mais de quatro milhões de anos.
O Homo habilis(2,4 - 1,5 milhões de anos) e o Homo erectus (1,8 - 300 mil anos) compõem a fase intermediária da evolução humana. Por fim, o Homo sapiens neanderthalensis, com cerca de 230 a 30 mil anos de existência, antecede ao Homo sapiens, surgido há aproximadamente 120 mil anos, que corresponde ao homem com suas características atuais.

Mesmo cercada por uma larga série de indícios materiais sobre as...
tracking img