Administração

Páginas: 11 (2646 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

1 O surgimento da contabilidade

A Contabilidade é uma das ciências sociais mais antigas do mundo e, dentre suas funções, consta as de registrar, controlar, planejar, analisar e divulgar o patrimônio das entidades, sejam elas com ou sem fins lucrativos, aos seus parceiros sociais, seus stakeholders. Segundo Iudícibus (2000, p.30) “não é descabidoafirmar-se que a noção de conta e, portanto, de Contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto a origem do Homo sapiens”.
Sá (1999, p.18) observa que, há mais de 20.000 anos, no Paleolítico Superior, quando ainda era primitiva a civilização, mas já havia a indústria de instrumentos, como forma de uso de uma inteligência já desenvolvida, surgiram as observações do homem em relação a suasprovisões que eram sua riqueza patrimonial. Sob esta observação foi produzida a idéia originária de “coisa que se pode dispor para obter-se a utilidade, como meio apto para suprir necessidades, ou seja, o patrimônio”.
Para Hendriksen e Breda (1999, p.39), “não sabemos quem inventou a Contabilidade. Sabemos, porém, que sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a surgirgradativamente nos séculos XIII e XIV em diversos centros de comércio no norte da Itália”.
A posse desse conhecimento permitiu ao homem primitivo evidenciar a riqueza patrimonial que detinha, registrando por meio de sua arte com inscrições nas paredes das grutas, por meio de riscos ou sulcos, pinturas e com o uso de pedaços de ossos.
Porém, para Sá (1999), tratava-se ainda de uma formarudimentar em que as inscrições procuravam, com desenhos, representar a qualidade da coisa, e com rabiscos ou riscos, a quantidade, formando o conjunto qualidade e quantidade, condicionando que, à medida que mais coisas começaram a formar a riqueza, com maior variedade, também mais complexas foram ficando as inscrições, exigindo o aprimoramento dos critérios de registrar essas contas.
Consta naHistória da Contabilidade, sinais objetivos da existência de contas a 4.000 anos a.C., embora antes disto o homem primitivo já inventariava seus instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, praticando, assim, uma forma rudimentar de Contabilidade.
Para Iudícibus (2000), a necessidade de contabilizar fatos e ações tornou-se indispensável,tão logo a humanidade começou a viver em sociedade. O controle da riqueza, do crédito, das operações comerciais, o recolhimento dos tributos governamentais dos reinos da época, exigiram um sistema que, com o passar dos tempos foi sendo aperfeiçoado, mas que deixou sua marca inicial bem antes dessa Era.
A história da Contabilidade é contada de várias formas, todavia, o grande marco daciência contábil foi a Idade Média a partir de 1200 d.C., com a utilização de sistemas de informações de maneira sistemática e padronizada, e já por volta do século XV com a publicação da obra, Summa de Arithmética, Geometria, Proportione et Proporcionalitá, do Frei Luca Paciolli, que iniciou o período científico para a Contabilidade, assim adentrando no período da História Moderna (IUDÍCIBUS, 2000).Vários fatores foram determinantes na evolução e aprimoramento da Contabilidade, o início deste processo pode ser delegado a cobrança dos impostos, que impunham o controle das riquezas em escritas para a verificação dos tributos, isso registrado na Babilônia e Egito a 2000 a.C., também as operações comerciais e econômicas aos poucos se tornaram complexas, o surgimento do Estado e casascomerciais, começaram a refinar o controle sobre as receitas e despesas.
Segundo Tinoco (1996, p.9), “foi em Pisa, em 1249, que surgiu uma obra de importância capital, escrita por Leonardo Fibonacci, que tratava de cálculo comercial, que o autor aprendeu com os árabes quando viveu e estudou na África do Norte. Para alguns pesquisadores contábeis esta obra representa o marco divisório entre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!