Administração

Páginas: 2 (315 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
1 – COMPOM ( COMITÊ DE POLITICA MONETÁRIA ) E A TAXA SELIC
A taxa de juros foi o instrumento escolhido pelo governo, pois ela determina o nível de consumo do país, já que a taxa Selic éutilizada nas transações bancárias e, portanto, influencia os juros de todas as operações na economia. A Selic é utilizada pelos bancos como um parâmetro. A partir dela, as instituiçõesfinanceiras definem quanto vão cobrar por empréstimos às pessoas e às empresas. Caso os juros do país estejam altos, o consumidor tende a comprar menos, porque a prestação de seu financiamento vaiser mais alta. Isso reflete na queda da inflação.
No entanto, uma taxa alta prejudica a maioria da população, que paga crediários maiores, e os empresários, que encontram dificuldades paravender sua produção e expandir negócios, pois fica caro comprar máquina, por exemplo.

2 – INFLAÇÃO:
a) Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtosnum determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde maissão os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
b) Existem vário efeitos diretos e indiretos que a inflaçãocausa para a população, o mais direto deles é a perda do poder aquisitivo.
Para as empresas, dificultam a elaboração de orçamentos e o planeamento de longo-prazo. A inflação pode ser umentrave à produtividade, na medida em que as companhias, ao focarem os lucros e prejuízos devidos à inflação monetária, são forçadas a desviar recursos da produção de produtos e serviços.c) Uma rápida alta nos juros para um nível confortável permitiria continuar sustentando a demanda, ao mesmo tempo em que limitaria os riscos excessivos que as taxas próximas de zero oferecem.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!