Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem como objetivo visualizar e perceber a dinâmica de experiências público-privadas para geração de trabalho, emprego e renda. Assim, baseado em Singer (2001, p1): “Experiências vêm demonstrando que cada associação ou cooperativa tem de atingir um tamanho em que ela possa resgatar seus membros da pobreza e acumular sobras que multipliquem fontes detrabalho e renda solidários”. Para a realização do estudo, pesquisou-se a AVABEL[1].

O trabalho foi fundamentado em artigos sobre a economia solidária, responsabilidade social e ambiental. Com a ajuda dos associados da AVABEL, de professores e orientadores podemos concluir este trabalho alcançando os objetivos.

Será abordado como funciona a geração, por parte da associação, dotrabalho, emprego e renda, a inclusão produtiva que acaba por causar cidadania, verificar-se como funciona a sustentabilidade e viabilidade financeira da cooperativa para que ela se mantenha e possa praticar a solidariedade, tudo isso, portanto no equilíbrio de modo a obter o lucro, sem causar prejuízos, ônus, aos associados.





























2- Informaçõesda Empresa




A Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém e Região metropolitana (AVABEL) foi fundada em dezembro de 2007, da necessidade dos batedores de açaí organizar a categoria na reinvindicação de políticas públicas para o setor e que não sejam atingidos pela queda das vendas ocasionada pelos rumores de que o açaí por eles vendido estaria contaminado pelo protozoárioda doença de Chagas. Ela possui uma diretoria que é formada por doze cargos e estes são escolhidos em processo de eleição que acontecem a cada três anos, cujo atualmente é composta por: Carlos Noronha (Presidente), Bianor Assunção (Vice-presidente), Selma Gonçalvez (1ª Secretária), Abraão Pereira (2º Secretário) e Odilberto Furtado (1º Tesoureiro).



3- Missão:



Defender osdireitos dos empreendedores no ramo da produção artesanal do açaí, associados à AVABEL, no município de Belém e região metropolitana, promovendo a inclusão e permanência dos mesmos no mercado da venda do açaí, e assegurando a população paraense o acesso a um produto com qualidade diferenciada.



4- Objetivos:




Um dos objetivos principais da Associação que foi visado desde suafundação é a responsabilidade social. Para Richard Eells e Clarence Walton (1975):




A responsabilidade social está ligada a questões e princípios éticos adotados pela empresa no que diz respeito aos problemas de ordem social que enfrenta. Surge a ideia de empresa como elo entre sociedade, indivíduos e governo, enquanto instrumento capaz de melhorar a qualidade de vida viadesenvolvimento econômico.




A AVABEL, com seus valores éticos, procura auxiliar a sociedade e melhorar a vida de cada individuo ligado direto ou indiretamente a ela. Percebe-se na prática o elo entre a Associação e a sociedade observando as iniciativas da Associação de criar programas de prevenção e recuperação quanto ao uso indevido de drogas, conscientizando seus associados para melhorarsua qualidade de vida. Também promovem a saúde, a educação de crianças, jovens e adultos por meio de voluntariados para beneficiar a sociedade e ao mesmo tempo trazendo recursos para a entidade.

Esses objetivos são alcançados por meio de parcerias com organizações privadas ou públicas, de âmbitos Municipal, Estadual, Federal, Nacional ou Internacional visando à aquisição de recursos e meiosalém da formação de parcerias para esse alcance, tudo isso valorizando o intercâmbio entre os sócios. Ao estabelecer uma parceria, cada uma delas passa para a Associação o que tem para ensinar e ajudar, dessa forma criando mais força e recursos para investir em projetos e capacitação para os associados.

Com seus programas de ajuda para com a sociedade e indivíduo, a Associação busca promover a...
tracking img