Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Conceito de Marketing

O Marketing está intimamente ligado aos desejos e satisfações das pessoas e da sociedade, sendo um processo por meio dos quais pessoas buscam adquirir tudo o que desejam com a criação, oferta e com a negociação de bens e serviços de valor com o próximo.

A American Marketing Association oferece a seguinte definição: o marketing é uma função organizacional e umconjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para seus clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Lidar com processos de troca exige boas doses de trabalho e habilidade. (KOTLER e KELLER, 2006, p.4).

Existem algumas definições diferentes de marketing, uma delas sobre a visãogerencial, onde o marketing acaba sendo conhecido como “a arte de vender produtos”. Sendo assim, as pessoas se surpreendem ao ouvir que o mais importante do marketing não está na venda de um produto.
Segundo Peter Drucker, a questão do Marketing:

Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer ecompreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí basta tornar o produto ou o serviço disponível. (KOTLER e KELLER, 2006, p.4).

Em Gestão, Marketing é o processo que define quais serão os bens ou serviços que poderão interessar aos consumidores, além das estratégias utilizadas nasvendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio, para que a organização obtenha sucesso em seus objetivos.

2.1 Conceitos Centrais do Marketing

Baseado nas definições de marketing, podemos ainda analisar alguns conceitos centrais que precisamos entender e compreender melhor as funções do marketing.
2.1.1 Necessidades, desejos e demandas

Segundo KOTLER e KELLER (2006, p.22), oprofissional de marketing precisa tentar compreender as necessidades do mercado-alvo, seus desejos e suas demandas. Necessidades são caracterizadas pelas exigências humanas básicas, que se tornam desejos quando são dirigidas a algo específico capaz de satisfazê-la e demandas são desejos por produtos específicos com base em uma possibilidade para quitar tal produto.
Os profissionais de marketing nãocriam necessidades, elas já existem antes deles, o que eles fazem é influenciar, junto a outras forcas sociais, os desejos e consequentemente a demanda, oferecendo um produto que preencha todos os pré-requisitos necessários para ser desejado e comprado.

2.1.2 Produto/marca e oferta

O conceito de produto inclui bens duráveis e não duráveis (tangíveis), serviços (intangíveis), pessoas, lugares,organizações, atividades e ideias. Nessa perspectiva deve-se destacar que a abordagem de produto implica na oferta de algo que tenha valor para alguém.

Uma marca é uma oferta de uma fonte conhecida. Uma marca como McDonald’s, por exemplo, propicia muitas associações na mente das pessoas: hambúrgueres, diversão, crianças, fast-food, conveniências e arcos amarelos. Essas associações formam aimagem da marca. Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida — isto é, uma imagem de marca exclusiva, forte e favorável. (KOTLER E KELLER, 12ª EDIÇÃO, p.22).

2.1.3 Valor, custo e satisfação

Uma oferta de marketing só alcançará êxito se levar valor ao seu mercado-alvo, onde o cliente recebe benefícios e assume custos, por isso definimos valor como a razão entre tudo aquilo que ocliente recebe e tudo o que sacrifica ao fechar um acordo. É muito mais complexo do que uma simples troca comercial.

Valor é um conceito fundamental do marketing. O marketing pode ser visto com a identificação, a criação, a comunicação, a entrega e o monitoramento do valor para o cliente. A satisfação reflete os julgamentos comparativos de uma pessoa do desempenho (ou resultado) percebido de um...
tracking img