Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

FILOSOFIA E ÉTICA

INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva discutir as diferenças entre moral e é tica, a confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, eMoral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Contudo, o supra caráter individual deve ser percebido sob ótica deliberada, porquanto a conduta de um indivíduo não afeta exclusivamente a si mesmo, mas a todos que o cercam. Durante a vida, através de gerações, nós compreendemos que certas maneiras de agir eram um atentado contra a vida, aopasso que outras eram saudáveis, edificantes e favoráveis.

MORAL E AUTONOMIA

Moral autônoma: é a concepção do conceito de bem individualizada à consciência de cada indivíduo. É uma moral separada de quaisquer influências externas. É interna a cada pessoa, tendo sua vontade livre.
A Autonomia significa ser governado por si mesmo. É o oposto de heteronímia, quesignifica que uma pessoa é governada por outra pessoa sem autonomia de si. A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes.
Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. No entanto quando se fala “Não há atividade moral autônoma; a moral é uma relação entre as atividades humanas”; é que moral é um padrão social aser seguido que cada sociedade determina e todo tendem a seguir.
Para Piaget a Autonomia tem dois aspectos: moral e intelectual. A autonomia moral resume-se a questão da moralidade no seu sentido literal, isto é, um conjunto de regras e princípios de decência que orientam a conduta dos indivíduos de um grupo social ou sociedade e com o tempo se forma uma certa moralidade, ou seja, a qualidadedo que é moral.

MORAL

A moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.
Há uma classificação a respeito do conceito damoral, que é relevante para o presente estudo.
Moral positiva: é explicada por duas vertentes, a seguir exposta:
- Moral autônoma: é a concepção do conceito de bem individualizada à consciência de cada indivíduo. É uma moral separada de quaisquer influências externas. É interna a cada pessoa, tendo sua vontade livre.
- Moral social: conjunto de princípios e critériosque orientam a vida social de um povo, em uma determinada época e local. Vale dizer que esse moral não é fruto de uma consciência individual, mas de acordo com valores eleitos por uma sociedade.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou afazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral éeminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
Tais normas são aceitas como obrigatórias, e desta forma, as pessoas compreendem que têm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porém o comportamento é o resultado de normas já estabelecidas, não sendo, então, uma...
tracking img