Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENGENHARIA
Tecnologia de Leite e Derivados
Profa. Lúcia Péret de Almeida

Aula pratica - Pasteurização

A pasteurização é suficiente não só para destruir os microorganismospatogênicos do leite, mas também a quase totalidade da flora bacteriana, com pequena modificação na estrutura físico-química do leite e nas suas propriedades sensoriais normais. Há dois processos depasteurização mais comumente usados.

O equipamento utilizado nesta pratica é o pasteurizador, este tipo de trocador de calor consiste basicamente de um pacote de finas placas metálicas corrugadascomprimidas por parafuso de aperto e um pedestal. Entre cada par de placas são usadas gaxetas para formar canais de escoamento pelos quais os fluidos, quente e frio circulam alternadamente, trocando caloratravés das placas metálicas.
O pasteurizador é dotado de serpentinas que o leite passa em seu interior, aquecidas por água quente com média de temperatura de 75ºC proveniente da caldeira eresfriada com água gelada proveniente da caixa de água gelada á 4ºC.

Partes de um sistema de pasteurização de placas:

Tanque de equilíbrio : alimenta o trocador de placa com um fluxo constante deleite.
Mantém a pressão na entrada do pasteurizador e previne a entrada de ar nas tubulações.

Bombas alimentadoras :As bombas alimentadoras de leite são geralmente constituídas de centrifugas ou sãobombas de deslocamento positivo.
Trocador de calor equipamento de fluxo contínuo que consiste num conjunto de placas de aço inoxidável unidas por caxetas, formando camaras isoladas a cada duas placas,onde o fluxo e regulado
Tubulação de retardo e retenção: tubulação de aço inoxidável em espiral ou zigue-zague onde o leite permanece por tempo determinado na temperatura de pasteurização.
Válvulade desvio de fluxo: válvula com sensor de temperatura que desvia o fluxo de leite com temperatura inferior a 72ºC na saída da tubulação de retardo para o tanque de equilíbrio do leite cru.

Figura...
tracking img