Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 Cronologia das teorias da administração
* 1903 Administração científica
* 1916 Teoria clássica da administração
* 1932 Teoria das relações humanas
* 1940 Teoria da burocracia
* 1947 Teoria estruturalista
* 1951 Teoria dos sistemas
* 1954 Teoria neoclássica da administração
* 1957 Teoria comportamental na administração]
* 1962 Desenvolvimentoorganizacional
* 1972 Teoria da contingência
* 1990 Novas abordagens
1)1903 Administração científica
Modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor(1856-1915).Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
2)1916 Teoria clássica da administração
Idealizada por Jules Henri Fayol engenheirode minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração.Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
3) 1932 Teoria das Relações Humanas
Teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne.Caracteriza-sepela produtividade no trabalho, comportamento grupal e motivação e incentivos.
4) 1940 Teoria da Burocracia
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40 e formalizada por Maximillian Weber.Caracteriza-se pelo caráter legal e normativo,formalidade das comunicações, Racionalismo e divisão do trabalho, Impessoalidade e hierarquia, Rotinas e procedimentospadronizados, Meritocracia, profissionalização, Especialização da administração e Previsibilidade.
5) 1947 Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.A totalidade, a interdependência das partes eo fato de o todo ser maior do que a soma das partes são as características do estruturalismo.
6) 1951 Teoria dos sistemas
Surgiu a partir dos trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, publicados entre as décadas de 50 e 70 ,caracteriza-se pela forma que trata as organizações como sistemas abertos em constante interações e intercâmbio com o meio ambiente .

7) 1954 Teorianeoclássica da administração
Surgiu na década de 50 propondo uma retomada das abordagens clássica e científica da administração.Têm como principal responsável Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.Caracteriza-se pela ênfase na Prática da Administração, reafirmação relativa dos postulados clássicos , ênfase nosprincípios gerais de administração e ênfase nos objetivos e resultados.
8) 1957 Teoria comportamental na administração
A teoria comportamental se deriva do Behaviorismo, de John Broadus Watson, que pedia uma abordagem exclusivamente objetiva da Psicologia.Caracteriza-se pela ênfase nas pessoas, preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho), estudo do comportamentohumano.
9)1962 Desenvolvimento organizacional
Surgiu em 1962 com um complexo conjunto de idéias, sobre o homem, a organização e o ambiente. O precursor deste movimento teórico foi Leland Bradford, autor do livro “T-Group Theory and laboratory methods” (Nova York, 1964).Caracteriza-se pela focalização sobre toda a organização, orientação sistemica, agente de mudança e retroação
10)1972 Teoria dacontingência
Se iniciou com o trabalho de Joan Woodward, sociologa britânica ao estudar as relações entre estrutura e tecnologias. Caracteriza-se pela relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para alcançar eficazmente os objectivos da organização.

1990 Novas abordagens
Era da Competitividade...
tracking img