Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Elizabeth Neves De Oliveira – RA 3867736910
Ricardo Ferreira De Souza – RA 4346852760
Luiz Eduardo Rocha Pinto – RA 3825602515
Dimitri Batista Alves – RA 3808640964
Jenilson Dos Santos – RA 3808612317
Amanda Maria Steves Pereira – RA 4346829462


Gestão do Conhecimento


Trabalho Acadêmico apresentado ao curso de Administração da Faculdade Anhanguera como requisito parcialpara aprovação na disciplina do 1º período.
Orientador: Professor Arceli


Belo Horizonte
Junho 2012









Sumário


Capítulo 1

Definição de Gestão do Conhecimento 3


Capítulo 2
Utilização do conhecimento na Empresa 4
Processos de conversão do conhecimento

Capítulo 3
Entrevistas 8

Capítulo 4
Cluster 12



Capítulo 5
Aplicação da Gestão do Conhecimento 13Capítulo 6
Conclusão 14


Capítulo 4
Referências 15















Etapa 1


O presente trabalho visa estabelecer a disciplina de Gestão do conhecimento que consiste em um conceito amplo onde alguns autores consideram que a habilidade para criar e utilizar conhecimento é uma importante fonte de sustentabilidade de vantagens competitivas para as empresas.Definição de Gestão do Conhecimento:


De acordo com Mara Perillo, Pós-Graduada em  Assessoria Executiva, gestão do conhecimento é a criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa, com as mudanças ocorridas, como a globalização da economia o conhecimento tornou-se valioso dentro das organizações, sendo um meio para osucesso das estratégias. Segundo Mara o segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo. O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas. Com a Gestão do Conhecimento tem-se a “venda” do projeto para todos os colaboradores; a importância do treinamento, a educação; todosparticipantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia; a premiação, como forma de reconhecimento; e a comunicação clara, atingindo todos os níveis afetados.
De acordo com Takeuchi e Nonaka a gestão do conhecimento é ao mesmo tempo um misto de arte e ciência que utiliza o Conhecimento como o recurso mais importante atualmente no mundo dos negócios para a obtenção de vantagemcompetitiva. A Gestão do Conhecimento é extremamente necessária para enfrentar o ambiente atual de modificações rápidas assim, novas conhecimentos devem ser criados continuamente, disseminados amplamente através da organização e incorporados velozmente no interior das organizações.
Mara relata a importância da Gestão do Conhecimento dentro da empresa e a importância de ser divulgada entre oscolaboradores com treinamentos, retendo as pessoas que possuem o conhecimento e, Takeuchi e Nonaka relatam a importância que a Gestão do Conhecimento tem fora das empresas, expressando a vantagem competitiva dentro das modificações rápidas que a economia sofre, e a busca do conhecimento contínuo. Gestão do Conhecimento seria a junção dos dois fatores, é utilizado dentro e fora da empresa e a todo omomento, fazendo com que a organização tenha grandes chances de sucesso no mercado.
Passo 2


a) Como favorecer a criação do conhecimento novo na empresa?


Não focar somente na redução de custos, ou resolver problemas localizados, mas sim lembrar que departamentos são interligados mantendo o organismo da empresa saudável, buscando o interesse comum, ou seja, bom serviço ou produto deacordo com o cliente final e também levar o conhecimento até os funcionários mantendo-os sempre atualizados, com palestras, treinamentos etc.


b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?


Implantação de projetos que gerem, armazenem e disseminem o conhecimento dentro da organização, lembrando que empresas produzem mais informações e serviços não...
tracking img