Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Dentre muitos direitos conquistados pelos trabalhadores que estão assegurados na Constituição Federal e na CLT cito os seguintes parágrafos;
 Princípios constitucionais específicos: liberdade sindical (art. 8º); não-interferência do Estado na organização sindical (art. 8º); direito de greve (9º), representação dos trabalhadores na empresa (11), reconhecimento de convenções e acordoscoletivos (7º, XXVII); etc.
 Função diretiva dos princípios: os princípios constitucionais não podem ser contrariados pela legislação infraconstitucional; não fosse assim, ficaria prejudicada a unidade do ordenamento jurídico; a forma de preservá-la é a aplicação dos princípios.
 Direitos e garantias fundamentais: são princípios gerais do direito, aplicáveis no direito do trabalho, osprincípios constitucionais fundamentais da Constituição, presentes no Título I; há princípios gerais no art. 5º, o respeito à dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, mais inúmeros outros, todos relacionados com questões trabalhistas.
 Função integrativa dos princípios segundo a CLT: a lei trabalhista (CLT, art. 8º) dispõe que as autoridades administrativas e aJustiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por equidade e outros princípios e normas gerais do direito, principalmente do direito do trabalho.
A Irrenunciabilidade ao Direito do Trabalho é um Princípio do Direito do Trabalho encontrado no Art. 9º da CLT, cujo estudo inicia-se pelos seus princípios que são desuma importância ao desempenho do Direito do Trabalho.
 O Princípio da Irrenunciabilidade ao Direito está inserido no Direito do Trabalho, em sua doutrina e em suas leis. Faz-se saber que o referido princípio encontra-se no Art. 9 da CLT (p. 295) quando diz:
 "Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos napresente consolidação".
A demissão por justa causa só pode ser praticada quando for provado que o funcionário realmente agiu de má fé. O motivo pode ser roubo, abandono de emprego, negligência, negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador (como vender o produto fabricado paralelamente, sem o patrão saber), prisão do empregado, embriaguez e até prática constante dejogos de azar.
A demissão por justa causa também deve ser aplicada imediatamente ao fato ocorrido, pois caso tenha se passado certo tempo a falta perde a validade. Em caso de trabalhá-lo ser demitido injustamente há a possibilidade de mover uma ação contra o empregador a fim de ser indenizado pelo fato da dispensa infundada.

DESENVOLVIMENTO

1) A atitude da supervisora foi correta?Justifique.
Não. A supervisora não agiu corretamente, por que ao se negar tirar a roupa Ana estava exercendo um direito seu assegurado na constituição.
2)A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço de mercadorias?
A revista não foi uma atitude adequada e nem legal. Não foi adequada pelo método utilizado, mão foi legal perante a lei e não eficaz devido aofato de que não resolveu o problema.
3)Ana poderia ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão da justa causa em despedida sem justa causa e/ ou indenização por danos morais? Para responder faça uso da legislação e dos princípios trabalhistas.

4)Como administrador que atitudes, tomar a fim de minar ou reduzir esses conflitos?
No caso da tentativade motivar os funcionários da empresa e dar uma nova imagem á empresa ao invés de oferecer um prêmio para o melhor ativando assim uma competição entre os funcionários podendo até mesmo gerar alguma discórdia entre os mesmos. A empresa pode realizar uma reunião com todos, exporem suas metas e prazos apartir daí então propor uma gestão participativa. Por exemplo, estabelece uma meta de lucro...
tracking img