Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Segundo Michael J. Jucius e William E. Schlender (1990), estrutura organizacional é o delineamento inicial de responsabilidades, autoridades e comunicações de indivíduos em cada unidade organizacional, da tarefa mais simples à divisão mais importante, com todas as suas funções, e a interação de cada parte com as demais e com toda a organização. Argumentam também queesta disposição sistemática não é estática, como se poderia chegar à compreensão ou ao conhecimento pelo estudo superficial de um quadro estrutural – o organograma.
Os autores nos mostram que como esquema de relações a estrutura organizacional é altamente significativa para um melhor desempenho econômico e eficaz de funções. Possivelmente uma estrutura organizacional criada, cria também umasimplicidade de finalidades entre os indivíduos, cada qual empenhado no cumprimento de suas obrigações.
Podemos assim, analisar que a estrutura organizacional é a forma pela qual são divididas e organizadas as tarefas dentro das organizações.
De acordo com James A. F. Stoner e R. Edward Freeman (1982), estrutura organizacional refere-se ao modelo de como as organizações dividem, organizam e coordenamsuas atividades. Os autores citam Ernest Dale, que apresenta cinco etapas de organização, sendo elas, listar o trabalho que precisa ser feito para alcançar os objetivos da organização, dividir a carga total de trabalho em tarefas que possam ser realizadas confortavelmente por indivíduos ou grupos, combinar as tarefas de modo lógico e eficiente, criar mecanismos de coordenação e monitorar aeficácia da estrutura organizacional e fazer os ajustes cabíveis.
Stephen P. Robbins (2000), descreve a estrutura organizacional como estrutura que define a forma com que as tarefas são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas. Descreve também que para se projetar uma estrutura em uma organização é preciso considerar seis elementos fundamentais que são a especialização do trabalho,departamentalização, cadeia de comando, margem de controle, centralização e descentralização e formalização.
A estrutura organizacional deve ser formada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.
Para se organizar umaempresa, um estabelecimento, ou qualquer outra processo que inclua relações interpessoais, são necessárias algumas funções básicas, ou seja, um bom administrador precisa saber planejar sua empresa, precisa ter pulso e coerência para dirigir uma empresa e, além disso, precisa saber acompanhar e controlar a empresa.

2.1. ORGANOGRAMA

Pesquisando Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn (2003), temosa definição de organograma como uma representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos, seus níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles. É o instrumento que mais se utiliza para representar a formalização da estrutura. Sua finalidade é possibilitar uma visão rápida da forma como a empresa está organizada, pois osorganogramas devem mostrar a forma real da organização da empresa.
James A. F. Stoner e R. Edward Freeman (1982), definem o organograma como sendo um diagrama da estrutura de uma organização mostrando as funções, os departamentos ou as posições na organização, e como estes elementos se relacionam entre si.
O organograma de uma empresa permite que todos vejam a distribuição dos papéis e divisão depoderes dentro de uma companhia. Com uma rápida olhada você pode ver as posições dos líderes, quem detem o poder e suas responsabilidades, bem como o modo em que eles se relacionam entre si, sendo assim, tornou-se uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns...
tracking img