Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA DINÂMICA

Introdução:
A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela érealizada. Devido ao modo como aprendemos a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura, tais como:
1) Sub-vocalização(leitura como os lábios ou com a garganta)
2) Leitura Linear(palavra por palavra)
3) Leitura desatenta (com constantes re-leituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido)
Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam-se aler pouco, o que acarreta na maioria dos casos num pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido a pouca leitura) provoca-lhe um desconforto interno incosciente, queelas (as pessoas) procuram justificar-se dizendo para si próprio e para os outros que não gosta muito de ler.
Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado:
1) o modo comoaprendeu a ler.
2) ler de modo inconstante.
Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significaapenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar.
Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas emsílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendoesta vocalização das palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida.
Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudaro seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro, você deve perder o hábito de sub-vocalizar as palavras. depois, deve habituar-se a enxergar o conjunto de...
tracking img