Administração

Páginas: 25 (6205 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
Universidade Anhanguera – Uniderp.
Centro de Educação a distância.

Administração.

Três Lagoas/2010
Universidade Anhanguera – Uniderp.
Centro de Educação a distância.

Administração.

Prof. MS.Marcelo
Desafio de Aprendizagem de Teoria da Administração.
Viviane Dias Ardigó – RA 220692 – viviane_dias22@hotmail.com
Cleonice Rodrigues da Silva – RA 194081 – silvacle@metalfrio.com.brMárcia Pontes da Silva – RA 214158 – maia@metalfrio.com.br
Adriana Soares do Nascimento – RA 193972 – hermosaluminosa@hotmail.com
Taís Xavier Mariano – RA 197371 – a-taisinha@hotmail.com

Etapa 1

Introdução
TGA é uma disciplina orientadora do comportamento do profissional de Administração. Não se preocupa em ensinar a executar ou fazer determinadas coisas – o como – mas busca ensinar oque fazer em determinadas circunstâncias o ambientes – o porquê. Procura fazer o futuro profissional pensar, a raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e idéias que traz como ferramentas de trabalho. Quanto maior a mudança e a instabilidade, maior a necessidade de habilidades conceituais para proporcionar a inovação dentro das organizações. Portanto, nada é mais prático do que uma boateoria.
A TGA estuda cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. Estas, a seu tempo provocaram uma diferente teoria administrativa, e cada uma privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas variáveis. O desafio da Administração consiste na adequação e integração entre essas cinco variáveis.

A primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com HenriFayol ( 1941 a 1925 ), engenheiro francês que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analitico e concreto de Teilor por uma visão sintética, global e universal. Fayol defendia a visão anatonica da empresa em termos de organização formal, isto é, a sintese dos diferentes orgãos que compoem a estrutura organizacional, suas relações e funções dentro do todo.Desenvolvimento
Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade elucro.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala,principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.Antes desse período, as indústriasproduziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quandotrouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais,porque houve verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas. Portanto, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e da relevância dada aomesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado.
Sem os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.As funções básicas são essenciais para o administrador,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!