Administração

Páginas: 6 (1490 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
CIÊNCIAS SOCIAIS
ELIZANIR DOS SANTOS RA 239311
SEMESTRE 2
CURSO ADMINISTRAÇÃO





1 – (valor 0,1) Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos daBiologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “ Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de moscou” da pagina 196 do caderno de atividades, disponível, on-line, no jornal O Correio Braziliense, publicado em 06/04/2010.
R: Para Émile Durkheim, a maioriados suicídios é motivada por causas sociais e não por distúrbios psíquicos.Depois de um aprofundado estudo,o sociólogo classificou o atentado à própria vida em quatro categorias todas relacionados com problemas sociais.
2 – (valor 0,1) A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compareos abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
R: A Revolução Industrial reestruturou a sociedade,tornando a mais completa.Muitos dos empresários capitalistas começaram a empregar mulheres e crianças em suas fábricas para pagar menores salários.O papel da mulher na sociedade modificou o desemprego masculino aumentou,gerando umamassa de excluídos sociais.A alta tecnologia,por um lado ,trouxe benefícios mas por outro ,aumentou o abismo entre os grupos sociais que já eram marcados por desigualdades,como diferentes acessos à educação,moradia,alimentação e saúde.Grande parcela da população mundial não tem acesso à internet e tal aspecto os marginaliza ainda mais,o que gera uma massa maior de excluídos sociais,como geradapela Revolução Industrial.

3 – (valor 0,1) Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:
...
É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...
...
Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canaisinstitucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.
R: Como afirma a música de Gonzaguinha: “Todos nos queremos entre outras coisas,liberdade e felicidade”.Para alguém usufruir de um mínimo de liberdade e de felicidade é preciso estar inserido em um contexto social favorável.Sem trabalho ,sem renda ,sem exercer cidadania,sem boas condições demoradia ,saúde e alimentação ninguém é feliz.Para que todos possam usufruir de condições mínimas de moradia,saúde e alimentação e receber pelo seu trabalho o suficiente par suprir todas necessidades básicas é preciso que o estado realize o planejamento governamental que deve levar em conta o desenvolvimento econômico e a preservação ao meio ambiente.Cada indivíduo não pode interferir diretamente emtal posicionamento,mas pode expressar sua opinião por meio de canais industrializados,como voto,o plebiscitos e participação em organização não governamentais.
4 – (valor 0,1) Por que o PIB NÃO é um indicativo de desenvolvimento econômico?
R: O Produto Interno Bruto-PIB, pode até ser entendido como indicador de desenvolvimento econômico.Porém,o problema,é que o PIB não registra as perdaseconômicas decorrentes de catástrofes,quebras da agricultura,crises econômicas.Trata-se,portanto,de um indicador pouco confiável para realmente medir o desenvolvimento de um país.
5 – (valor 0,1) Observe o fragmento da música “Ideologia”, de Cazuza e Frejat:
...
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Freqüenta agora
As festas do “Grande Monde”...
...
No verso “aquele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!