Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR

   Para Taylor, a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas pelos quatro princípios a seguir:
1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisaçãopela ciência, através do planejamento.
2. Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.
3.Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.
4. Princípio da Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem maisdisciplinada.

CONCLUSÃO SOBRE TAYLOR

   No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização dotrabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais.

   Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior.

   Contudo a Administração Científica tinha diversos defeitos dentre eles: o mecanicismo de suaabordagem (teoria da máquina), a superescalização que robotiza o operário, a visão microscópica do homem tomando isoladamente e como parte da maquinaria industrial, a ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagememinentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado.
   
Mesmo assim, essas limitações e restrições não apagam o fato de que Administração Científica foi o primeiro passo concreto da Administração rumo a uma teoria administrativa Foi Taylor que implantou diversos conceitos que até hoje o utilizamos na Administração isso fica explícito no parágrafo de Administração ComoCiência.

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA NO ATAQUE NO PACÍFICO
O ataque Japonês a Pearl Harbor
No dia 7 de dezembro de 1941, a Marinha Japonesa lançou um ataque surpresa contra a base naval dos Estados Unidos em Pearl Harbor, no Havaí. Mais de 350 aviões japoneses atacaram e afundaram vários navios de guerra da Marinha dos EUA e destruíram quase 200 aviões americanos. O ataque matou  2.402 pessoas eprovocou uma declaração de guerra dos Estados Unidos contra o Japão.
Esses navios da marinha dos EUA tinham que estar dispostos e usados de tal maneira a exercer influência e controle
Há um tipo de navio específico para cada missão
midway
Para combater uma esquadra inimiga que se sabia antecipadamente ser formada por quatro ou cinco porta-aviões, o Almirante Chester Nimitz, comandante-em-chefe daMarinha dos Estados Unidos na área do Pacífico, precisava de todo e qualquer convés disponível. Ele ainda possuía os dois porta-aviões da força tarefa .um grande esforço de operários civis e marinheiros trabalhando 24 horas por dia em turnos, fez com que o porta-aviões atravessasse a barra do porto apenas três dias após ali ter entrado severamente danificado, em condições razoáveis de batalha e...
tracking img