Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BALANÇO PATRIMONIAL
A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período ( geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano ). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um ControlePatrimonial eficiente.
Ativos, Passivos e Patrimônio Liquido
Inicialmente o balanço patrimonial é dividido em 2 categorias principais:
Ativos: consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Também constituem os ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.Passivos: Passivos compreendem as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.
Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Líquido. Este que consiste na diferença dos Ativos ( positivos, relativos aos lucros e investimentos ) e dos Passivos ( negativos, relativos a pagamentos e dividas ), sendo assim oPatrimônio Liquido considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.
Subdivisão dos Ativos e Passivos
Assim como o balanço patrimonial pode ser dividido em Ativos e Passivos, estes também podem ser classificados em sub-divisões para facilitar os cálculos e estatísticas, para os ativos temos:
* Ativos Atuais: todo o dinheiro e recursos que estão aplicados em fontesacessíveis tais como ações, títulos e contas bancárias. São recursos que facilmente ( ou de maneira relativamente fácil ) podem ser convertidos em dinheiro no prazo de até 1 ano.
* Ativos Fixos: itens relativos a patrimônio mais fixo e que podem ser mensurados em períodos mais longos, tais como terrenos, prédios, plantas industriais, veículos, máquinas, equipamentos e mobiliário.
* Ativosde Longo Prazo: Consistem em fontes abstratas de recursos tais como direitos autorais, patentes e também títulos e ações que a empresa pretende manter por mais de um ano.
* Passivos Atuais: Contas, notas, taxas, impostos e atribuições pagáveis mensalmente ou em períodos curtos. Entre estas atribuições mensais se destacando a folha de pagamento dos funcionários, a folha de pagamento dosfornecedores e os impostos.
* Passivos a Longo Prazo: Todas as notas pagáveis em períodos mais longos tais como, hipotecas, pagamentos de contrato, alguns tipos de impostos e outros que vencem em um período superior a um ano

LEI 11.638/07 – PRINCIPAIS ALTERAÇOES
Apresentaremos nesse momento alguns pontos considerados por nós de grande relevância e as principais  alterações produzidas pela Leinº 11.638/07, dentre as quais destacamos logo a seguir:
1) As companhias deverão informar através de Notas Explicativas, nas demonstrações financeiras encerradas em 31 de dezembro de 2007, os eventos mencionados na nova Lei, que terão reflexos no exercício  de 2008, e demais efeitos relevantes sobre o patrimônio  dos exercícios de 2007 e 2008.
2) Substituição da Demonstração das Origens eAplicações de recursos DOAR, pela Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC (art. 176, IV).
3) A Demonstração de Valor Adicionado – DVA, passa a ser obrigatória, no conjunto das demonstrações financeiras, no que concerne a sua elaboração e divulgação (art. 176, V).
4) Segregação entre a forma de escrituração mercantil e a contábil, desde que após a apuração do lucro para efeito de tributação, sejamrealizados os ajustes necessários, para que as demonstrações financeiras sejam elaboradas de acordo com a Lei nº 6.406/76 e os Princípios Fundamentais de contabilidade. Essas demonstrações deverão ser auditadas por auditores independentes, devidamente registrados na CVM, conforme art. 177, § 2º, II – da Lei 11.638/07.
5) Criação de 02 (dois) novos grupos de contas, conforme art. 178: Ativo...
tracking img