Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPO GERDAU

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo. A empresa começou a traçar sua rota de expansão há mais de um século e hoje possui presença industrial em 14 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Índia, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. 
No Brasil, possui operações em quase todos os Estados, que produzem aços longos comuns, especiais e planos. Seus produtos, comercializados nos cinco continentes, atendem os setores da construção civil, indústria e agropecuária. Eles estão presentes no dia a dia das pessoas nas mais diversas formas: integram a estrutura de residências, shopping centers, hospitais, pontes e hidrelétricas, fazemparte de torres de transmissão de energia e telefonia, são matéria-prima de peças de automóveis e participam do trabalho no campo.
 
Com ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova York, Toronto, Madri e Lima, a Gerdau busca eficiência e crescimento com rentabilidade, sempre comprometida com o desenvolvimento sustentável.

LINHA DO TEMPO

1901
João Gerdau, imigrante alemão, eseu filho Hugo lançam as bases do Grupo Gerdau com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em Porto Alegre (RS).

1907
Os negócios de João Gerdau são divididos em dois ramos independentes: Hugo dirige a Fábrica de Pregos Pontas de Paris e seu irmão, Walter, responde pela Fábrica de Móveis Gerdau, ambas em Porto Alegre. Mais tarde, em 1930, os dois participam da criação do Centro de Indústria Fabrildo Estado do Rio Grande do Sul, futura Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

1946
Curt Johannpeter, genro de Hugo, assume a direção da Gerdau e comanda uma fase decisiva de expansão dos negócios. No ano seguinte, a empresa entra no mercado de capitais, passando a ter ações negociadas na Bolsa de Valores de Porto Alegre.

1948
Entrada do Grupo Gerdau na siderurgia com ausina Riograndense, em Porto Alegre. Nasce o consagrado modelo tecnológico de minimill, com sucata como matéria-prima e comercialização regional, o que resulta em custos operacionais mais competitivos.

1963
O Grupo reforça sua cultura de responsabilidade social, criando a Fundação Gerdau, com programas nas áreas da saúde, educação, habitação e assistência social para colaboradores e familiares.1967
A rota de expansão chega à região Sudeste do Brasil, com a Fábrica de Arames São Judas Tadeu, produtora de pregos e arames em São Paulo.

1969
É dado um passo para o outro extremo brasileiro, com a siderúrgica Açonorte (PE).

1971
Iniciada a construção da Cosigua no Rio de Janeiro, uma joint venture com o grupo alemão August Thyssen Huette. O ano também marca o ingresso no segmentode distribuição de aço, com a instalação da primeira Comercial Gerdau, em São Paulo.

1980
Marco do início da internacionalização, com a siderúrgica Laisa, no Uruguai.

1989
A empresa avança para a América do Norte, com a siderúrgica Courtice Steel, atual Gerdau Ameristeel Cambridge, localizada na província de Ontário (Canadá). A presença no país é reforçada em 1995, ano em que assume aMRM, em Manitoba.

1992
Assume, no Chile, o controle da siderúrgica AZA, atual Gerdau AZA. O Grupo Gerdau lança o GG 50, primeiro vergalhão no Brasil com marca e garantia de qualidade.

1998
Na Argentina, passa a participar do capital social da laminadora Sipar Aceros S.A.

1999
Passa a produzir aço nos Estados Unidos, ao assumir o controle da Ameristeel. No mesmo ano, uma das empresas decapital aberto no Brasil, a Gerdau S.A., é listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

2001
Grupo completa 100 anos de atividades com capacidade instalada de 8,4 milhões de toneladas de aço por ano e lucro líquido de R$ 551 milhões.

2002
Grupo Gerdau e Co-Steel realizam fusão de suas operações siderúrgicas na América do Norte, criando a Gerdau Ameristeel, com 11 usinas siderúrgicas e...
tracking img