Administração e suas funções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A definição descreve os administradores como planejadores, organizadores, lideres e controladores de organizações. Todo administrador desde diretor de programa de um clube universitário ao principal executivo de uma multinacional assumi uma variedade muito grande de papeis para atingir as metas estabelecidas por uma organização.
Fayol foi primeiro a definir as funções básicas deum administrador, nesse primeiro momento as funções foram delimitadas a planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Atualmente com as contribuições da abordagem neoclássica da administração os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como planejar, organizar, dirigir e controlar.
O papel do administrador consiste nos padrões de comportamento que se pode esperar de um individuodentro de uma unidade funcional, para definir e explicar os papéis dos gerentes Henry Mintzberg fez um levantamento amplo das pesquisas existentes sobre os papéis dos administradores e integrou suas conclusões aos resultados de um estudo sobre cinco executivos chefes, assim, ele concluiu que todos os administradores representam uma série de papeis interpessoais, de informação e de decisão queMintzberg definiu como um “conjunto organizado de comportamentos”.
Para ocupar posições nas empresas o administrador deve executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais.

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR

As funções do gestorsão classificadas em planejar, organizar, liderar e controlar.

Planejamento: É a função primordial do administrador, pois ela determina as demais da ação empresarial. Ocorre nos níveis estratégico, tático e operacional;
Organização: Essa função busca a harmonia da estratégia com a estrutura;
Direção: Cabe ao administrador definir o estilo de liderança e de comunicação e disponibilizar meios erecursos de alcançar os objetivos organizacionais.
Controle: Observa os 3 (três) níveis da ação empresarial:estratégico,tático e operacional.Estabelece padrão de desempenho.

As principais funções do administrador são:
* Fixar Objetivo (planejar);
* Analisar: Conhecer os problemas;
* Solucionar problemas;
* Organizar e alocar recursos (recursos financeiros, tecnológicos e aspessoas);
* Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (Liderar);
* Negociar;
* Tomar as decisões (rápidas e precisas);
* Mensurar e Avaliar (Controlar).

OS DEZ PAPÉIS DO ADMINISTRADOR SEGUNDO HENRY MINTZBERG

1. Papéis Interpessoais: representar as relações com outras pessoas e estão relacionadas com as habilidades humanas. Mostram como o administrador interage comas pessoas einfluencia subordinadas.
2.1 Representação: Assume devedores cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanham visitantes, assinam documentos legais.
2.2 Liderança: Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados.
2.3 Ligação: Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.
2.Papéis Informacionais: descrevem as atividades usadas para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em media cerca de 75% do seu tempo falando com outras pessoas. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação.
3.4 Monitoração: Manda e recebe informações, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais.
3.5Disseminação: Envia informações para os membros de outras organizações, enviam memorandos e relatórios, telefonemas e contatos.
3.6 Porta- voz: Transmite informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos.
3. Papéis Decisórios: envolvem todos os eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção. Esses papéis requerem tanto habilidades...
tracking img