Administração e sua base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.1 A Administração e sua Base .................................................................................4
3 PESQUISA - APRESENTAÇÃO .............................................................................8

3.1 Entrevista com o Administrador..............................................................................83.2 Entrevista com o Trabalhador ...............................................................................9

4 ANÁLISE DOS DADOS DA PESQUISA ...............................................................10

5 CONCLUSÃO ........................................................................................................11

REFERÊNCIAS........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, iremos explanar sobre a Evolução das Teorias da Administração, com relação, as Habilidades do Administrador: Elas alteraram durante o tempo? Como essas teorias viam o ser humano?
A visão da sociedade capitalista para Emile Durkhiem, Max Weber e Karl Marx; Os conceitos deAnomia (Durkheim), Racionalização (Weber) e Alienação (Marx) e o Uso adequado dos Níveis de linguagem na comunicação e, como elas interferem no trabalho do administrador.
Analisamos a Administração na Atualidade, através de uma pesquisa a uma empresa, com isso, podemos entrevistar um administrador e um trabalhador e, colhermos dados sobre como a Administração nas empresas está lidandocom as mudanças atuais.

referencial teórico

1 A Administração e sua Base

No mundo ao passar dos tempos tudo muda, inclusive as nossas habilidades como pessoa e, principalmente como administradores.
As habilidades dos administradores são:
TÉCNICAS: Elas são relacionadas a serviços especializados dentro da organização onde consistem no conhecimento, e em métodos eequipamentos para realização de tarefas específicas.
HUMANAS: Está relacionada a forma de como dure tratar as pessoas, de como deve trabalhar com elas, tendo a capacidade de motivações e compreensões, pondo em prática o espírito de liderança.
CONCEITUAIS: É uma parte mais complexa, que é nessa parte onde deve ter a capacidade de ver a empresa de um modo geral e promovendo o ajustamento do comportamentodos participantes da organização.
COMUNICAÇÃO: Está relacionado o envio e recebimento de informações, entre outros.
PENSAMENTO CRÍTICO: Está relacionada a uma parte mais cuidadosa e detalhada das implicações de um problema.
Essas habilidades se alteram durante o tempo, pois o administrador sempre busca aperfeiçoamentos para um melhor desempenho. A administração teve várias teorias ao longo dotempo, cada uma tinha uma visão sobre o indivíduo, são elas:
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (1903): A visão microscopia do homem tornando isoladamente e como parte da maquinaria industrial;
TEORIA DA BUROCRACIA (1909): “As pessoas, enquanto elemento da organização limita-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre ser substituídas por outras”.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO (1916): “HomoEconomicus”, ou seja, Homem Econômico. Toda pessoa influenciada exclusivamente por recompensas salariais e econômicas.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (1932): “Homem Social” O indivíduo dentro da organização participam de grupos sociais mantêm-se em uma constante interação social; seu comportamento é influenciado pelo meio ambiente e pelas normas existentes.
TEORIA ESTRUTURALISTA (1947): Via o indivíduo como“Homem organizacional”. Que reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, passando a desempenhar diferentes papéis nas organizações.
TEORIA DOS SISTEMAS (1951): O indivíduo era visto como “Homem funcional”. O indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se “com os demais.
“TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO (1954): O indivíduo era visto como Homem...
tracking img