Administração e remuneração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO

Rondonopolis – MT
2010

ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Para a Disciplina: Administração de Beneficios e Remuneração

Profª. Henry NokataRondonopolis – MT

2010

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 04
2 ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO 05
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
REFERÊNCIAS 09

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar a importância do Administração de Benefícios e Remuneração nas organizações pelo Recursos Humanos da empresa, levantar as características dos benefícios e remuneração como umaperfeita ferramenta para uma Gestão de Pessoas correta nas organizações atuais. Apontando que é de suma importância as ações de um RH estratégico, voltado para a gestão de pessoas focando em manter os profissionais nas organizações, buscando assim continuamente eficiência e eficácia organizacioal.

2 ADMINISTRAÇÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO

A administração dos salários buscaformas de tratamento e procedimentos que garanta justiça tanto para a aplicação coerente dos recursos financeiros da empresa quanto para os colaboradores. A administração salarial na empresa sempre foi e será um dos ralos a consumir muitas horas das lideranças, pois implica diretamente no fator que sustenta o equilíbrio não somente de segurança.
Quando o negócio é salário, logo pensamosem quantias, para se pagar ou para se receber. Para as pessoas, o salário é importante por que o ser humano ao aceitar um determinado cargo numa organização assume o compromisso de desenvolver diariamente determinada função. A forma como a empresa remunera os seus funcionários possui uma grande relevância, pois, trata-se de um elemento fundamental para a satisfação do colaborador e a sua manutençãona empresa, tornando-se tão essência quanto às políticas de recrutar, selecionar, integrar os protagonistas da empresa.
Além do salário propriamente dito, é comum as empresas oferecerem aos seus empregados o que se chama de pacote de benefícios, ou seja, facilidades, conveniências, vantagens e serviços que têm o objetivo de poupar esforços e diminuir as preocupações rotineiras dosempregados, tanto com situações internas como em aspectos que vão além do ambiente da empresa. Esses benefícios podem ser pagos totalmente ou parcialmente pela organização e constituem meios indispensáveis para a manutenção da força de trabalho satisfeita e garantir a produtividade (CHIAVENATO, 2004).
Lacombe (2005, p. 151) lembra que "enquanto são mantidas na organização, as pessoasprecisam ser agradadas e os benefícios são úteis para isso." Para que isso aconteça, é necessário que a empresa mantenha uma boa comunicação sobre quais benefícios estão sendo oferecidos, identificando as vantagens de cada um desses benefícios. Outro ponto importante é avaliar até que ponto determinado benefício está sendo atrativo para todos os empregados ou para a maior parte deles, casocontrário o investimento estará sendo feito em vão.
Já para Milkovich e Boudreau (2000, p. 440): Benefícios são os aspectos indiretos da remuneração total dos empregados. Incluem remuneração fora do trabalho, pagamento de seguro e assistência médica, serviços aos empregados e renda de aposentadoria.
Os planos de benefícios sociais podem ser classificados de acordo com suaexigência, sua natureza e seus objetivos:
1. Quanto a sua exigência: Os planos podem ser classificados em legais ou espontâneos, conforme a sua exigibilidade:
-Benefícios legais: são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária ou por convenção coletiva entre empresas e sindicatos, tais como: - 13º. Salário;- Férias;- Aposentadoria;- Seguro de...
tracking img