Administração e negociação de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO E NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS

Objetivo do módulo:
Levar aos funcionários os conhecimentos gerais sobre a aplicação de princípios e de técnicas na atividade de compras.

1 - INTRODUÇÃO Atualmente maior parte dos dispêndios das organizações concentra-se no setor de compras, sendo a otimização desse processo uma das fontes de maior e mais imediato retorno, na qual a componentenegociação exerce fundamental papel.

2 – ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS NO AMBIENTE EMPRESARIAL Pela sua própria natureza, a administração de compras possui interação forte com diversos setores internos e externos da empresa. Nesse contexto as informações necessitam fluir naturalmente, possibilitando tomadas de decisões seguras e tornando a empresa competitiva.

3 – ESTRUTURA DE ADMINISTRAÇÃO DEMATERIAIS Em uma organização empresarial o sistema de materiais pode ser dividido em: Controle de estoque; Compras e diligenciamento; Almoxarifado; Importação; Transporte e distribuição.

4 – PLANEJAMENTO E NECESSIDADE DE MATERIAL

A decisão de que, quando e quanto comprar é tomada com base em modelos de estoque que baseiam-se em minimizar o fator custo e maximizar o fator capital.

4.1 –QUANTIDADE E MOMENTO DE PEDIDO

Just in time x Compra antecipada

5 – PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA EFETUAR UMA BOA COMPRA

a) Qual a hora exata de comprar? b) Quanto comprar? c) De quem comprar? d) Que preço pagar? e) Onde armazenar?

6 – MODALIDADES DE COMPRA

Normal – Compatibilidade de prazo, permitindo obtenção de melhores condições comerciais e técnicas ao comprar. Emergência – Decorrentede falhas na elaboração do planejamento ou no atendimento de necessidades oriundas de problemas operacionais.

7 – QUALIFICAÇÃO DE COMPRADORES
Habilidades: Iniciativa e capacidade de decisão; Objetividade; Idoneidade; Saber ouvir; Além de: Conhecimento Conhecimento Conhecimento Conhecimento do produto; técnico; do mercado; da empresa

E na redação de relatórios pensamento criativo, lógico econceitual, além de análise de custos/finanças.

8 – ATIVIDADES BÁSICAS DA ÁREA DE COMPRAS 8.1 Fontes de fornecimento-Fornecedores. É classificada como fornecedor toda empresa interessada em suprir as necessidades de outra empresa.

8.2 – CADASTRO DE FORNECEDORES

É primordial o cadastro de fornecedores para o setor de compras, com suas devidas especificações. Além do cadastro do materialfornecido.

CADASTRO DE FORNECEDORES Critérios que deverão ser avaliados no cadastramento de fornecedores: Critérios políticos; Critérios técnicos; Critérios legais.

8.3 – SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES Quesitos necessários para avaliação de fornecedores: Produto; Serviço; Engenharia; Instalações; Administração/Finanças

8.4 – ATRIBUTOS DE UM BOM FORNECEDOR
Entregar pontualmente;Fornecer qualidade constantemente; Oferecer bom preço; Ter antecedentes estáveis; Fornecer bons serviços; Responsável pelas necessidades dos Cumpre o prometido; Dá apoio tácnico/suporte; Mantem o comprador informado sobre o andamento do pedido. clientes

8.5 – ESTÁGIOS DO PROCESSO DE COMPRAS
1. Reconhecer a necessidade de compra; 2. Descrição da necessidade geral; 3. Especificação do produto;4. Seleção do fornecedor; 5. Procura dos fornecedores; 6. Solicitação da proposta; 7. Especificação da rotina do pedido; 8. Revisão do desempenho.

9 – CONDIÇÕES DE COMPRA 9.1 Prazos

Mesmo não sendo de responsabilidade da seção de compras a definição dos prazos para que os produtos estejam na empresa, é de sua competência o esforço máximo para conseguí-lo.

9 – CONDIÇÕES DE COMPRA 9.2Frete Atualmente o frete representa parcela signifitaiva do preço do produto e merece ser analisado separadamente. Dentre os quisitos a serem analisados sobre o frete, destacam-se as verificações das modalidades de transporte disponibilizadas pelo fornecedor, além das condições para preços “FOB” ou “CIF”

9 – CONDIÇÕES DE COMPRA 9.3 Embalagem Outro fator preponderante no preço do produto é o...
tracking img