Administração quantitativa

ADMINISTRAÇÃO QUANTITATIVA


Definição

* Durante a segunda Guerra Mundial, os planejadores militares começaram a aplicar técnicas matemáticas para defesa e para problemas logísticos. Após aGuerra, corporações privadas constituíram equipes de especialistas em métodos quantitativos para lidar com as questões complexas que confrontavam a maioria das organizações (empresas).


ConceitosIniciais

* É um método científico que fornece instrumentos para a tomada de decisões.

* É uma ciência aplicada cujo objetivo é a melhoria do desempenho em organizações. Trabalha através daformalização de modelos matemáticos a serem resolvidos com auxílio do computador.

* Surgiu durante a segunda Guerra Mundial. Os planejadores militares começaram a aplicar técnicas matemáticas para defesa epara problemas logísticos.


Principais causas do surgimento da Teoria Matemática na Administração:

* A teoria dos jogos é uma análise matemática de situações que envolvam interesses emconflito a fim de indicar as melhores opções de atuação para que seja atingido o objetivo desejado.

* O processo decisório a tomada de decisão é o núcleo da responsabilidade administrativa. Oadministrador deve continuamente decidir o que fazer, quando, onde e como fazer, estabelecer objetivos, alocar recursos ou resolver problemas que surgem pelo caminho.

* Decisões Programáveis soluções paraproblemas rotineiros, determinadas por regras, procedimentos ou hábitos
São tomadas de acordo com políticas, procedimentos ou Regras, escritas ou não.
Simplificação a tomada de decisão em situaçõesrepetitivas.
Limitam nossa liberdade, porque a organização decide o que fazer.
Exemplo de uma decisão programada: lançamento de um produto no mercado: carro, alimentício, pacote de viagem.Perspectiva do Processo Decisório

* Selecionar a melhor alternativa no processo decisório é como formar um ramo da arvore que contem os cenários possíveis, as probabilidades, as variáveis, os...
tracking img