Administração publica

Páginas: 4 (940 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
Os Limites e possibilidades das relações entre Estado, Governo e Mercado na sociedade capitalista
O presente trabalho objetiva apresentar os limites e possibilidades das relações entre Estado,Governo e Mercado, no âmbito no contexto de suas variações e equilíbrio, sob a influência ideológica da Teoria Liberal e da Teoria Marxista, abordando o significado e as contribuições de cada matriz, bemcomo a análise da dinâmica pendular frente às transformações e demandas sociais.
A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa do tipo pura, qualitativa, exploratória e bibliográfica.
Primeiramente,para a melhor compreensão do tema, cumpre-nos realizar a conceituação das esferas envolvidas na análise. Segundo Coelho (2009, p.15), o Estado é a “organização que exerce o poder supremo sobre oconjunto de indivíduos que ocupam um determinado território”, ainda agrega a noção de legitimidade para diferenciar o poder reconhecido pela sociedade e exercido pelo Estado do poder coercitivo (forçafísica) exercido por grupos não legitimados.
Para Maluf (1995,p.17) o Estado é entendido como a sociedade política necessária, dotada de um governo soberano, a exercer seu poder sobre uma população,dentro de um território bem definido, onde cria, executa e aplica seu ordenamento jurídico, visando o bem comum.
O governo faz parte do Estado e se refere ao aparato coercitivo responsável pelocumprimento das decisões dos poderes constituídos, como também executa as políticas do Estado (COELHO, 2009). Na prática, as ideologias adotadas pelos governos devem refletir os atos de vontade do Estado.Finalmente, o mercado é concebido como um sistema de trocas onde participam vendedores e compradores de bens ou serviços. Como resultado da interação humana, o mercado necessita de regras e princípios queorientem seu funcionamento.
Os filósofos iluministas repensaram as relações entre Estado e sociedade e a elegeram de central importância na formulação de seus ideais. A Teoria Clássica Econômica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração pública
  • Administração pública
  • Administração pública
  • Administração pública
  • administração publica
  • Administração Pública
  • Administração Publica
  • administração publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!