Administração por objetivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2948 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Uma forma comum no estabelecimento de metas usada nas organizações é a Administração por Objetivos. A APO é um processo dos objetivos de uma organização, que é o alinhamento de metas pessoais com a estratégia do negócio, por meio da comunicação dos funcionários e gerentes. Ela diz os objetivos que cada da organização deve executar o que pode resultar em um estilo mais participativo emrelação á administração.
Na APO, temos como primeiro passo a fixação dos objetivos, estabelecer metas, definir prazos. Uma declaração escrita do resultado a ser alcançado em um determinado espaço de tempo. Após fixar os objetivos, temos o desenvolvimento estratégico para alcançar os mesmos, conforme os recursos disponíveis. A APO surgiu para permitir melhor participação, autocontrole eavaliação de forma que se diminua a tensão dos controles da empresa.¹

Lista de Ilustrações e Tabelas

Figura 1 – O Ciclo da APO segundo Humble, página 12²

Figura 2 – Modelo de APO segundo Odiorne, página 13³

Lista de Ilustrações e Tabelas

Tabela 1 – Vantagens e desvantagens da Administração por Objetivos (página 16)4
Vantagens Desvantagens
Aclaramento dos objetivos Coerção sobresubordinados
Melhoria do Planejamento Aprovação de objetivos incompatíveis
Padrões claros para controle Papelório em excesso
Aumento da motivação pessoal Focalização sobre resultados mais facilmente mensuráveis do que sobre resultados importantes
Avaliação mais objetiva Perseguição rígida de objetivos que poderiam ser abandonados
Melhoria do Moral

Sumário
Introdução 7
1. Origem daAdministração Por Objetivos 8
2. Características da Administração por Objetivos 9
3. A Fixação dos Objetivos 10
4. Estratégia Organizacional 11
5. O Ciclo da APO 13
6. A Apreciação crítica da estratégia organizacional e da APO 15
Conclusão 17
Referências 17

Introdução

Este trabalho trata da Administração Por Objetivos ou APO. O objetivo principal deste trabalho é estudar o tema quanto àsorigens, características e pontos de destaque.
Ele foi realizado sob a forma de estudo conceitual, baseado na bibliografia aqui apresentada e sites da internet.

1. Origem da Administração Por Objetivos

A APO surgiu através de estudos de alguns pesquisadores, um dos pioneiros foi o Peter Drucker em 1954, que desenvolveu essa expressão. Seu trabalho foi continuado por George Odiorne que lançouo primeiro livro sobre APO, que ficou conhecido como a primeira vertente dessa teoria. A segunda vertente da APO ,foi feita por D. McGregor, que defendia seu uso como um meio preferido de estabelecer metas.
O sistema de APO tem sido adotado em muitas organizações, tanto publicas como privadas. O programa de APO reforça as relações entre o gerente-subordinado, com isso a o foco vai para adiscussão da solução do problema, envolvendo equipes de trabalho. Com o programa, as metas e objetivos se tornam mais claras para todos.
Com a participação de toda a organização, cada um tem um papel importante, que no final contará para o cumprimento da meta ou não. Todas as organizações têm metas e objetivos a alcançar se as metas não forem estabelecidas de forma clara o resultado final não será oobjetivo desejado.4

2. Características da Administração por Objetivos

Segundo Thomas G. Cummings e Christopher G.Worley, a administração por objetivos pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e o desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos.
A análise dos objetivos é muitoimportante, pois o administrador tem que traçar um plano de metas para que verificar o que ele precisa para chegar ao seu objetivo final é necessário que exista um processo adequado de orientação, treinamento e desenvolvimento para os subordinados, conforme Humble.
As principais características da APO são:
● Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seus subordinados;
●...
tracking img