Administração participativa e os resultados organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA E OS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

Ana Campos F. BandeiraAna Lúcia Procópio da S. Santos
Claúdia Cristina A. da Cruz
Kelly do Carmo Medeiros
Leidiane Silva de SouzaLiliane da Silva Queiroz
Sara Monique S. Meireles
Vanessa Alves de Oliveira

Duque de Caxias
2010
Ana CamposF. Bandeira
Ana Lúcia Procópio da S. Santos
Cláudia Cristina A. da Cruz
Kelly do Carmo Medeiros
Leidiane Silva de Souza
Liliane da Silva Queiroz
Sara Monique S. Meireles
Vanessa Alves de Oliveira

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA E OS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

Trabalho apresentado à disciplina de
Seminário de Gestão I do curso de
Administração daUNIGRANRIO como
Requisito para aprovação Parcial

Orientador: Messias Lamim

Duque de Caxias
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O Objetivo dessa pesquisa sobre administração participativa e os resultados organizacionais é analisar a evolução das teorias administrativas.

Iniciando com sua importância no desenvolvimento das teorias humanística buscando a aceitação dos processos produtivos e dasrelações de trabalho. Analisando também os mecanismos das necessidades humanas e relacionando-as com as da organização.

Numa era onde a competitividade traz consigo muita atenção aos processos empresariais, que desempenham  um papel importante na sobrevivência econômica das organizações surge também à necessidade de alcançar maiores níveis de qualidade de produtos e o aumento de produtividade.Essa necessidade leva as organizações a procurarem desenvolver novas técnicas, que lhe proporciona vantagens competitivas. Portanto precisam  buscar um alto comprometimento de seus colaboradores principalmente dos que estão ligados diretamente ao “chão de fábrica” que é onde os resultados são construídos.

      Porém a comunicação tem que ser bem abrangente com níveis apurados de informação quefaçam o colaborador perceber sua responsabilidade em todo processo de produção.

      Considerá-los sujeitos ativos e passivos das influências do trabalho no processo produtivo é um fator relevante para buscar sua participação. 

2. Administração Participativa(AP)

Surgiu na Grécia antiga, a mais de 2000 anos com a invenção da democracia.A partir de 1980,com o declínio econômico dosEstados Unidos, e a queda da produtividade de suas empresas, teve como conseqüência a perda da competitividade dos produtos americanos em todo o mundo, até mesmo em seu próprio país. Então, observaram que o desempenho da economia oriental principalmente do Japão, coréia Cingapura, que estavam obtendo um avanço extraordinário com a melhor qualidade e melhores preços que a economia americana. Essefato serviu para perceberem que a participação dos funcionários em países emergentes merecia maior atenção porque haviam desempenhado um melhor crescimento, e que empresas desses países deveriam investir em experiências participativas ocorridas e consolidadas em outros centros e padrões de eficiências e tecnologia no mundo.
Implantação da administração participativa
A idéia de implantar a...
tracking img