Administração participativa nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Participativa nas Empresas

1. INTRODUÇÃO

A administração participativa é uma das idéias mais antigas da administração, que nasceu na Grécia, a mais de 2000 anos com a invenção da democracia. Continua a ser a idéia moderna, que integra as praticas mais avançada e é considerada um dos novos paradigmas da administração. Assim como era na época de sua invenção, a participação é,na atualidade, um conceito que continua a oferecer desafios sem resposta definitiva.

Uma organização empresarial é local onde as pessoas são extremamente felizes, porque vivem num ambiente de completa harmonia, motivação e companheirismo.

Na empresa, onde ocorre este tipo de administração, as ações do trabalho proporcionam a produção de produtos de alta qualidade, produtividade e constanteinovação cujo resultado é o sucesso empresarial. Será que é possível este modelo de Administração? Após o grande impacto da revolução japonesa, na década de 1980, que disseminou para o mundo o advento das técnicas orientais de administrar a produção e que deram início à Era da Qualidade, surgiu um novo estilo de administrar as empresas conhecido como Administração Participativa (AP).

Esse modelode administração com a participação de todos os atores da produção, (gestão democrática) do presidente ao mais simples operário do chão-de-fábrica, trabalhando num ambiente classificado como “excelente” e convivendo em uma harmonia altamente motivadora, produzindo, inovando e satisfeitos em suas realizações. Esta pesquisa pretende demonstrar que a Administração Participativa poderá ser umexcelente caminho em busca da inovação, porque permite que os funcionários possam agir como gerenciadores dos processos das organizações promovendo um grande impulso para o desenvolvimento e a produtividade, aliados ao bem-estar de suas participações.

2. HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

A partir dos anos de 1980, a ordem era a participação no trabalho ou a opção pela administraçãoparticipativa em todo o mundo ocidental, principalmente com o declínio econômico dos Estados Unidos, e a queda da produtividade das suas empresas conseqüentemente a perda de competitividade dos produtos americanos em quase todo o mundo, até mesmo no seu próprio país, observando o desempenho da economia oriental principalmente o Japão, Coréia e Cingapura, que obtinha um avanço extraordinário com a melhorqualidade e melhores preços que a economia Americana.

Esse fato serviu como justificativa para que a participação dos funcionários em países emergentes receberem maior atenção e que empresas desses países investissem nas experiências participativas ocorridas e consolidadas em outros centros de padrões de eficiência e de tecnologia no mundo.

Como exemplos de experiências podem ser citados aco-gestão nas empresas alemãs, o modelo escandinavo de participação dos empregados cuja experiência mais conhecida é da empresa sueca Volvo, na localidade de Kalmar, o modelo francês (Comitê d’Enterprise), o inglês (Labor Management Joint Comittee) e, principalmente, o modelo participativo japonês, reconhecido como responsável pela recuperação da sua economia no pós-guerra e a posição de importânciae eficiência na economia japonesa ocupada no cenário mundial.

Com enorme e reconhecida influência no Brasil, nos moldes de gestão a partir da década de 1970, os Estados Unidos foi desenvolvido num movimento progressivo e crescente, chamado “Qualidade de Vida no Trabalho” (Quality of Work Life), nas grandes empresas, cujos principais objetivos são os seguintes:

Nas palavras de IrvingBluestone, vice-presidente da UAW-Union Auto Workers, entidade sindical que congrega milhões de empregados ligados à indústria automobilística:

(…) os trabalhadores devem se sentir não como acessórios dos seus equipamentos de trabalho, mas sentir que sua criatividade tem significativa importância nos processos de produção como um todo; aos trabalhadores deve ser assegurado que sua participação nas...
tracking img