Administração nas organizações

Páginas: 25 (6106 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
1- A ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:

Durante a maior parte de nossas vidas, somos membros de alguma organização: uma faculdade, uma equipe de esporte, um grupo de música ou teatro, uma organização religiosa ou cívica, uma das forças armadas ou uma empresa. Algumas organizações como o exército e as grandes corporações, são estruturadas de modo muito formal. Outras, como um time de basquete davizinhança, têm uma estrutura mais informal. Mas todas as organizações, formais ou informais, têm vários elementos em comum.

Organização: Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

Talvez o mais óbvio desses elementos básicos seja um objetivo ou uma finalidade. O objetivo pode variar - vencer um campeonato,divertir uma platéia, vender um produto -, mas sem objetivo, nenhuma organização teria razão de existir. Além disso, todas as organizações têm algum programa ou método para alcançar seus objetivos. Tal programa pode envolver o treinamento de habilidades no esporte, ensaiar um certo número de vezes antes de cada apresentação, fabricar e anunciar um produto. Sem algum plano, é provável que nenhumaorganização seja muito eficaz. As organizações também devem adquirir e destinar os recursos necessários para alcançar seus objetivos - uma quadra de esportes ou uma sala para ensaios devem estar disponíveis; deve-se orçar o dinheiro para fazer frente aos salários. Todas as organizações são compostas por pessoas e dependem de outras organizações para obter os recursos de que precisam - um time nãopode jogar sem o equipamento necessários; os fabricantes devem manter contato com os fornecedores. Finalmente, todas as organizações têm líderes ou administradores com a responsabilidade de ajudá-las a alcançar seus objetivos. Esses líderes - um treinador, um maestro, um executivo de vendas - podem ser mais óbvios em algumas organizações do que em outras, mas, sem uma administração eficaz, éprovável que a organização fracasse.

Administração: processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.

2. - Os Papéis dos Administradores
Nossa definição operacional descreve os administradores como planejadores, organizadores, líderes e controladores das organizações.Na verdade todo administrador - desde o diretor de programas de um clube universitários ao principal executivo de uma multinacional - assume uma variedade muito maior de papéis para levar a organização a seus objetivos estabelecidos.

Papéis Interpessoais:
Símbolo. Como símbolo, o dirigente realiza tarefas cerimoniais como chefe da unidade: saudando visitantes, comparecendo a casamentos desubordinados, levando clientes para almoçar. De modo mais importante, os administradores são símbolos que personificam, tanto para os membros da sua organização quanto para os observadores externos, os sucessos e os fracassos da organização.

Líder. Como os administradores trabalham com - e através de - outras pessoas, são responsáveis tanto pelos atos dos subordinados quanto pelos próprios. De fato,o sucesso ou fracasso dos subordinados é medida direta de seu próprio sucesso ou fracasso.

Elemento de Ligação. Como os políticos, os administradores devem aprender a trabalhar com todas as pessoas, de dentro ou de fora da organização, que possam ajudá-los a alcançar os objetivos organizacionais. Todos os administradores eficazes "fazem política", no sentido de que desenvolvem redes deobrigações mútuas com outros administradores da organização. Também pode construir ou entrar para alianças e coalizões. Os administradores utilizam esses relacionamentos visando obter apoio para suas propostas ou decisões, e para obter cooperação na realização de várias atividades.

Papéis Informacionais:
Coletor. Os dirigentes buscam constantemente informações úteis, tanto dentro como fora da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração nas organizações
  • Organizações e administração
  • As Organizações e a Administração
  • ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
  • Administração das organizações
  • As organizações na administração
  • Administração e as organizações
  • Importância das teorias da administração na administração das organizações.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!