Administração na enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
0 – Introdução
A compreensão do que representa hoje a administração, exige o conhecimento da contribuição cumulativa das várias teorias administrativas antecessoras e da época em que se inserem. A Administração por Objectivos que aqui será analisada e discutida, constituiu na década de cinquenta uma ideia inovadora na administração, que ainda hoje é amplamente utilizada. O foco nas tarefase nas pessoas enfatizado nas teorias clássicas passou para os objectivos e respectivos resultados.
O conhecimento dos enfermeiros na área da administração é fundamental. Para além das várias funções do cuidar em enfermagem, o enfermeiro poderá desempenhar várias funções de gestão, como: distribuição e adequação de recursos materiais e humanos, definição de critérios de qualidade noscuidados e adequação dos serviços às necessidades dos utentes. Pelos aspectos referidos torna-se pertinente para nós, futuros enfermeiros, a aquisição de conhecimentos no âmbito da administração.
O presente trabalho incide sobre a administração por objectivos e insere-se no plano de estudos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem, da Unidade Curricular de Princípios de Administração. Este temcomo objectivos: caracterizar a Administração por Objectivos e reflectir sobre a sua aplicação à enfermagem.
Este trabalho encontra-se organizado em várias partes. Numa primeira parte é feita uma descrição dos antecedentes históricos da administração. Posteriormente, procura-se explicitar o percursor da Administração por Objectivos, à qual se segue a apresentação das características gerais daAdministração por Objectivos e suas principais críticas. Após estas, demonstramos as possíveis aplicaçoes da Administração por Objectivos à enfermagem. Por fim, efectuamos uma reflexão pessoal do grupo acerca do tema.
A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho é essencialmente descritiva, exploratória e reflexiva. Baseou-se na discussão e reflexão em grupo e na pesquisabibliográfica.

1 - Antecedentes Históricos da Administração
Num primeiro momento interessa, definir o conceito de administração. Segundo Chiavenato (1999), a administração pode ser definida como o processo de planear, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objectivos organizacionais.
O desenvolvimento de conhecimentos sobre a Administração, foi decorrendo de formalenta até ao séc. XIX. No início do século XX, este corpo de conhecimentos aumentou significativamente, fruto da influência de inúmeros autores e organizações. A Administração teve a influência de vários filósofos, como Sócrates e Aristóteles, assim como dos físicos, Newton e Descartes. A organização eclesiástica assim como a militar, e os economistas clássicos liberais, também tiveram uma grandeimportância no desenvolvimento da administração. Contudo, a grande reviravolta ocorreu com a Revolução Industrial que provocou várias mudanças a nível económico, social, politico, industrial e tecnológico. Ocorreu a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e a transferência do centro dos negócios da agricultura para a indústria. Estas mudanças vieram trazer novas exigências em termosde eficácia e eficiência ao nível das organizações e contribuíram para o desenvolvimento da teoria administrativa. Frederick W. Taylor em 1903, escreveu o primeiro livro sobre a administração, pelo que foi considerado o “ pai da administração científica”. Seguiram o seu exemplo, vários outros autores que começaram a usar os seus métodos e a criar outros, na tentativa de aumentar a eficiência naindústria.
O desenvolvimento da teoria administrativa ao longo ao século XX ocorreu através de três etapas: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação. Numa breve abordagem, a era industrial clássica teve o seu início no final do século XIX, estendendo-se até 1950. Foi uma consequência directa da Revolução Industrial, em que o capital financeiro passou a...
tracking img