Administração mercadologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA


À medida que nos deparamos com as ameaças e oportunidades, o assunto marketing atrai cada vez mais, a atenção das empresas, das instituições e dos países, por ser uma área de grande importância.

O Marketing é básico, não podendo ser considerado como função isolada. Procura entender o cliente, para que assim possa atendê-lo. Segundo KOTLER (1992) “Marketing éa atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”.

A Martins & Pereira Ltda possui uma excelente participação de mercado, pois se encontra entre as primeiras, face ao produto que comercializa, sendo o mesmo, um produto de alta tecnologia e procedência, além da garantia de fábrica.

O potencial de mercado é limite a que tende a demandade mercado, à medida que o esforço de marketing de indústria tende ao infinito, para determinado ambiente(...) Considere-se o potencial de mercado para automóveis num período de recessão em contraposição a um período de prosperidade. O potencial de mercado é maior durante a prosperidade. KOTLER (1992)

A empresa procura se atualizar perante as mudanças, acompanhando as novidades que sãocolocadas no mercado, pois hoje em dia o administrador que não acompanhar as mudanças, terá dificuldade em apresentar seu produto para os clientes, assim como fazer demonstrações.

Para concessão de crédito, venda com cheque ou à prazo, a empresa faz a consulta ao Clube de Dirigentes Lojistas e busca informações nas lojas onde o cliente costuma comprar. Utiliza informações externas dispostas pelasentidades de crédito, para analisar um cadastro de cliente novo.





Todavia, por se tratar de uma empresa que está no mercado há mais de 50 anos, possui um cadastro bastante grande e informativo que dá suporte para melhor apreciação de suas vendas.

Os preços geralmente são formados de forma consciente e sendo agregado um percentual de lucro para satisfazer as despesas e atender aoobjetivo dos sócios.

O preço ajuda a dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra e manufatura dos produtos comercializados. Os preços para os mercadólogos são muito importantes, pois além de representar o retorno dos investimentos feitos no negócio, constituem-se em indispensável ferramenta mercadológica.Uma boa determinação de preços poderá levar uma empresa ao desenvolvimento e lucratividade, ao passo que uma má determinação poderá levar uma empresa até mesmo à falência. LAS CASAS (1997)

A empresa apresenta uma boa diversidade de produtos e serviços, tendo um estoque bastante diversificado e possuindo um produto de primeiríssima qualidade.

Tem muita preocupação no que se refere aoproduto, tanto com o desenvolvimento, quanto com à apresentação, pois é um fator determinante no processo de novas vendas. Por isso, participa constantemente de eventos, trazendo inovações e novas tecnologias para a empresa. Apresenta seu produto da melhor forma possível, através de test drive, promoções e outros. Alguns de seus produtos encontram-se em exposição nas prateleiras. Já outros, casonecessário, faz-se o pedido diretamente da fábrica. Segundo KOTLER (1992):

Um produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição ou consumo; inclui objetivos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e idéias. O caráter do produto poderá ser encarado diferentemente pelo comprador e pelo vendedor.

Os funcionários procuram atrair os clientes, criando assimum vínculo entre eles, e saindo na frente do concorrente. Para isso, utiliza os canais de distribuição através de venda direta ao consumidor ou pela rede da montadora. Segundo LAS CASAS (1997):

Canal de distribuição é o caminho que as mercadorias – e a transferência de título – seguem desde o produtor até o consumidor. É o complexo de empresas que existe para distribuir os produtos, desde o...
tracking img