Administração japonesa e reegenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
O Japão após a 2ª guerra mundial criou novas técnicas administrativas, que vem sendo utilizadas na administração de empresas por todo mundo. Antes de citar quais são estas técnicas e preciso entender a base cultural milenar dos Japoneses que foi o principal fator que possibilitou o surgimento e sustentação das várias práticas de sua administração, bem como aevolução histórica e cultural que atende este modelo. Ao longo desta evolução, três valores principais foram se consolidando na cultura japonesa.

São eles: Pátria, família e trabalho.

• Pátria: está ligado ao nacionalismo fervoroso do povo japonês: cada cidadão é parte de um povo, de uma nação. A sua vida só tem razão de ser quando está ligado aos destinos da pátria. Exemplos deste valorcultural são os guerreiros samurais, que defendiam os senhores feudais (portanto, era a defesa do clã a que se pertencia); outro exemplo são, os "kamikazes", jovens pilotos de aviões de combate, na II Guerra Mundial, cuja missão era atirar o avião contra o alvo inimigo.

• Família: é decorrente do primeiro valor: a pátria só será permanente através da família. O conceito é milenar e atravessatoda a história do povo japonês através dos "clãs", que eram à base da pátria. Na família japonesa, cada pessoa tem um papel determinado e há expectativa, por parte de outros familiares e da própria sociedade, que cada um cumpra seu papel; quando estas expectativas são frustradas por motivo, muitos até se suicidam.

• Trabalho - é aquele que liga os dois primeiros valores - pátria e família -dando base ao modelo gerencial japonês. Se a família é que vai garantir a perenidade da pátria, o trabalho é o que sustentará economicamente a família. E na economia industrial, da qual o Japão sempre foi um dos países mais destacados (desde o início da Era Meiji), o trabalho passou a ser exercido predominantemente nas empresas.

Ao ter sua economia destruída ao final da II Guerra Mundial, comgrande parte do seu parque industrial em ruínas e a sua produção industrial reduzida a um sétimo do nível obtido em 1941, o país enfrentava o seu maior desafio: reconstruir a nação.

Assim, a partir dos três valores culturais analisados - pátria, família e trabalho/empresa, o Japão passa a reconstruir a sua economia, centralizando tais esforços junto às empresas. Após sete anos de intervençãonorte-americana, o Japão volta a conduzir o seu próprio destino, com a assinatura do Tratado de Paz e o Tratado de Segurança Mútua, ambos com os Estados Unidos, em 1952.

Como os produtos japoneses não tinham boa qualidade, os americanos decidem trazer um especialista em estatística do Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos - E.Edwards DEMING - até então um desconhecido, pelos própriosamericanos, no campo da gestão empresarial. A partir daquele momento, a gestão japonesa começava a dar seus primeiros passos-e a mudar a própria Teoria da Administração.

O próprio DEMING (1990, p. 353) relata sua participação pessoal neste momento importante da história da gestão japonesa:

“O mundo inteiro conhece muito bem o milagre do Japão e sabe que este milagre começou com umchoque em 1950. Antes disso, a qualidade dos bens de consumo japoneses tinha granjeado, no mundo todo, uma fama negativa, de produtos mal feitos e baratos. (...) Subitamente, a qualidade e a confiabilidade dos produtos japoneses deram um salto e, em 1954, tinham ganhado mercados no mundo inteiro. Tinha começado a nova era econômica. O que ocorrera?”

A resposta é que a direçãoconvenceu-se de que a qualidade era vital para a exportação e que eles poderiam empreender a mudança. Aprenderam, em seguidas conferências, alguma coisa sobre suas responsabilidades pela consecução deste objetivo e que teriam que assumir a liderança para este fim. A administração e os operários das fábricas somaram seus esforços para conseguir qualidade e criar empregos.

A partir de então, as...
tracking img