Administração hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PREPARO PARA ALTA PÓS-CIRÚRGICA: RESULTADOS DE AÇÃO ANDRAGÓGICA OBSERVADOS DURANTE A VISITA DOMICILIÁRIA*
Oswaldo Celio Lage**
Maria Romana Friedlander***
LAGE, O.C.; FRIEDLANDER, M.R. Preparo para alta pós-cirúrgica: resultados de ação Andragógica observados durante a visita domiciliária. Rev.Esc.Enf.USP, v. n. p. mês. Ano.
RESUMO:
O trabalho visou levantar o número depacientes com problemas para cumprir as orientações fornecidas no preparo para alta referentes a aspectos gerais, complicações e a opinião sobre a estratégia de ensino usada. A metodologia desenvolvida na intervenção educativa na etapa intra hospitalar baseou-se no modelo Andragógico. Na fase extra hospitalar utilizou-se a visita domiciliária para avaliar o seguimento das orientações. O estudodemonstra: a) metade dos pacientes não seguiram todas as recomendações mas n úmero de problemas por paciente foi pequeno; b) cuidados com a ferida operatória teve maior número de problemas, seguida pela alimentação e postura corporal; d) as orientações relacionadas às complicações foram as mais seguidas; e f) a visita domiciliar auxiliou a sanar as dúvidas dos pacientes e atender as necessidades nãoprevistas. Os resultados demonstram que o Modelo Andragógico é efetivo no planejamento da alta do paciente cirúrgico e para o auto cuidado.

Palavras-chave: Alta pós-cirúrgica, Educação de Adultos, Visita Domiciliar.

ABASTRACT:

KEYWORDS: Discharge Preparation, Adult Education, Home Visit.
*Resumo de Dissertação de Mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da Universidade de SãoPaulo, em 2002.
**Enfermeiro. Professor Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, São Paulo. e-mail: oswaldo@netmogi.com.br
*** Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade de Mogi das Cruzes.
1. INTRODUÇÃO

Apesar do enfermeiro atuar freqüentemente nopreparo do paciente para a alta hospitalar pós cirúrgica, somente nos últimos anos a atividade tem despertado o interesse dos pesquisadores que pretendem encontrar respostas para questões que visam seu aperfeiçoamento, como buscar novas formas de intervir, de avaliar o grau de resolutividade da intervenção e definir o papel da equipe de enfermagem nessa situação específica.
Temosobservado que o paciente após uma cirurgia encontra-se predisposto e interessado em receber orientações sobre a sua recuperação e é nesse momento que o enfermeiro pode atuar com sucesso. Os principais manuais de enfermagem reforçam a necessidade desse preparo e a importância do papel do enfermeiro nessa área (ALEXANDRE, 1997). Contudo, os profissionais raramente se preocupam com a avaliação dosresultados obtidos, com o grau de qualidade, eficiência e eficácia que sua atuação alcançou. Sem essa avaliação não há possibilidade de aperfeiçoar a intervenção. FREITAS (1999), ao estudar os efeitos de um curso de preparo para gestantes, deixa claro que “a eficiência de uma intervenção educativa somente poderá ser conhecida através da verificação de seus resultados”. Apesar dos enfermeiros aceitareme concordarem com a importância da verificação dos resultados de suas ações ainda são muito poucas as estratégias e as ferramentas estudadas para a realização de uma avaliação adequada.
As dificuldades que podem ocorrer no aprendizado do cliente estão relacionadas a três fatores principais: ao orientador, ao aprendiz e ao ambiente. Quanto ao orientador, a literatura demonstra que oenfermeiro teoricamente dá importância ao seu papel de orientador mas, SANTOS (1991) comprovou que apenas 19,5 % dos enfermeiros incluem, em seus planos de cuidados, o planejamento de ações educativas. E, quando realizam essa atividade, têm dificuldades porque utilizam instrumentos, técnicas e estratégias inadequados, raramente fazem demonstrações, orientam apenas para cumprir uma tarefa...
tracking img