Administração financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPA

CONTRA CAPA

AGRADECIMENTOS

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO
A Administração Financeira. A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O administrador financeiro é um profissional que cuida das finanças de uma empresa, honrando os compromissos nas datas dos vencimentos,captando recursos quando é preciso a um custo mais baixo ou ainda aplicando as sobras nos investimentos mais atraentes, antevendo as possibilidades de investimento em novos projetos.
Outro fator importante é a qualidade do serviço prestado, com o objetivo de melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido. No entanto, é muitocomum que empresas deixem de realizar uma gestão financeira adequada.
1. 1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste estágio é mostrar e vivenciar o funcionamento de um departamento da empresa responsável pelo controle das atividades financeiras da mesma, tentando compreender de que maneira os conteúdos estudados durante o curso podem me ajudar na prática da profissão.
1. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOSa) Descrever rotinas e práticas administrativas;
b) Traçar paralelos entre essas práticas e as que foram ensinadas no decorrer do curso de administração;
c) Apontar as possíveis sugestões para a melhoria.
1. 3 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Ao longo do curso já foi possível absorver um considerável cabedal sobre a administração privada. O estágio foi realizado no departamentofinanceiro da empresa A. C. Geremias da Silva - ME, mais especificamente na abertura e fechamento do caixa, com o objetivo controlar a entrada e a saída de materiais, bem como o consumo diário e mensal, além da emissão de notas fiscais.

1. 4 JUSTIFICATIVA
Optou-se pela área de administração financeira

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
2. 1 NOME DA EMPRESA
A. C. Geremias da Silva-ME. CNPJ:00.479.927/0001-56.
2. 2 ENDEREÇO
Rua D Nº 508, Cidade Nova, Bairro Cidade Nova, CEP 68515-000, Parauapebas-PA.
2. 3 HISTÓRICO
2. 4 NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS
2. 5 RAMO DE ATIVIDADE
2. 6 ORGANOGRAMA
3 DESCRIÇÃO DO DEPARTAMENTO ONDE OCORREU O ESTÁGIO

4 EMBASAMENTO TEÓRICO
4. 1 ADMINISTRAÇÃO, HISTÓRICO E CONCEITO
Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão osfatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.
A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita a administração como habilidade pessoal; Platão, emseu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).
No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas ea invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época.
A partir do século XIX, as mudanças nos países mais desenvolvidos, na época Inglaterra e Estados Unidos, ficaram mais concentradas nas estradas de ferro e nos empreendimentos privados. As estradas apressaram a urbanização, que comoconsequência, exigiu a industrialização de setores de primeira necessidade: alimentação, vestuário, iluminação, etc.
Esses acontecimentos propiciaram condições favoráveis à criação de estudos científicos para o aperfeiçoamento das empresas. O surgimento das teorias administrativas começou neste período, para suprir a ausência de bases científicas na área, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova...
tracking img