Administração estrategica e vantagem competitiva resenha cap 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Estratégica e vantagem Competitiva
Resenha do Capítulo 3

São Paulo
2011
O VBR é um modelo de desempenho com foco nos recursos e capacidades controlados por uma empresa como fontede vantagem competitiva. Recursos são definidos como ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que podem ser usados para implementar estratégias. Capacidades são definidas como ativostangíveis e intangíveis, que permitem à empresa aproveitar por completo outros recursos que controla. Os recursos podem ser financeiros, físicos, individuais e organizacionais.
A VBR baseia-se nasuposição da heterogeneidade de recursos, ou seja, empresas diferentes podem possuir conjuntos diferentes de recursos e capacidades, mesmo que estejam competindo no mesmo setor. Além disso, o modelo debaseia na imobilidade de recursos, ou seja, estas diferenças entre recursos e capacidades podem ser duradouras, já que é muito custoso para uma empresa algum recurso ou capacidade, desenvolvê-lo.
Aferramenta VRIO pode ser utilizada para analisar as forças e fraquezas de uma empresa. Esta propõe quatro questões sobre os recursos e capacidades de uma empresa: a questão do valor, a questão dararidade, a questão da imitabilidade e a questão da organização.
Os recursos e capacidades são valiosos quando a partir deles pode-se neutralizar ameaças e explorar oportunidades. Se forem valiosos, podemser considerados uma força da empresa, caso contrário, uma fraqueza. Pode-se identificar estes recursos valiosos através da cadeia de valor de uma empresa, já que está explicita a lista de atividadesque ela desempenha para desenvolver, produzir e vender seus produtos e serviços. Cada estágio da cadeia de valor pode requerer recursos e capacidades diferentes. os que são utilizados em cada estágiodesta cadeia. Além disso, diferenças nas escolhas de cadeias de valor podem levar a importantes diferenças entre os recursos e capacidades controlados por empresas diferentes.
Caso estes recursos...
tracking img