Administração estratégica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição – Administração Estratégica

“Estratégia refere-se aos planos de Alta-administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização.” (Wright, Peter L., p.24, 2000). O autor entende que a administração estratégica pode ser vista como uma série de passos em que a Alta-administração deve realizar as seguintes tarefas:
1. analisar as oportunidadese ameaças ou limitações que existem no ambiente externo;
2. analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno;
3. estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais;
4. formular estratégias (no nível empresarial, no nível de unidades de negócio e no nível funcional) que permitam à organização combinar os seus pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças do ambiente;5. implementar as estratégias; e
6. realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.
A interpretação das tarefas demonstra que o processo é seqüencial e que estão diretamente inter-relacionadas. “Cada estágio do processo de administração estratégica deve ser considerado em conjunção com os demais porque uma mudança em um pontoqualquer afetará outros estágios do processo.” (Singer, A. E., p. 191-213, 1994).
A administração estratégica é um processo constante e a organização deve promover adaptações articuladas entre seus pontos fortes e fracos com o ambiente para se manter competitiva. “A organização é afetada por forças ambientais externas. Mas as organizações também causam impactos sobre seu ambiente externo.” (Barney,J. B., p. 791-800, 1986). Com a mesma ótica, porém, de forma mais abrangente esclarece: “A legislação federal, por exemplo, é influenciada pela atividade de lobistas; o ambiente ecológico pode ser melhorado por meio de ações de responsabilidade social empresarial; o comportamento do consumidor pode ser influenciado via propaganda e promoções de vendas; varejistas grandes e economicamente poderosospodem afetar as ações de fornecedores; e estratégias de preço e melhorias no produto certamente influenciam as atividades dos concorrentes.” (Longernecker, J. G., Academy of Management Review, n. 3, p. 682, 1978).

Login

A estratégia e a sua importância

São muitos os fatores que justificam a importância da “estratégia”, principalmente para o mundo globalizado. A organização vivenciaconstantes ameaças por meio das concorrências, sejam regionais, nacionais ou internacionais e o governo é uma influência constante. Com isso, entende-se a importância do “líder” numa organização. “Em administração estratégica, pode-se argumentar que o executivo ideal do futuro será um líder, não um mero administrador.” (O’Reilly, B., Fortune, p. 37-47, 24 Jan. 1994).

A quem compete às decisõesestratégicas

As decisões estratégicas são responsabilidade da Alta-administração da organização, embora, o porte e o tipo da empresa, diferenciará os envolvidos nas decisões. “Além de envolver mais de uma área da organização, as decisões estratégicas geralmente requerem a obtenção e alocação dos recursos dimensionados (humanos, organizacionais e físicos). E depois, as decisões estratégicasenvolvem um longo período de tempo, algo entre alguns anos até uma década. Em conseqüência, as decisões estratégicas são orientadas para o futuro, com ramificações a longo prazo. Em outras palavras, as decisões estratégicas requerem comprometimento.” (Ghemawat, P., The Free press, 1991).

História do Jeans

De acordo com Barros, foi fabricada pela primeira vez em Nimes na França nos fins do séculoXVII. Entretanto, apenas se tornou popular em 1792 pela Indústria Têxtil, na Nova Inglaterra, ficando conhecido na Inglaterra pelo nome de De Nimes, onde deu origem ao seu nome Denim.
Jacob Davis teve a idéia de fazer uma calça mais resistente para os mineiros americanos utilizando tecido de lona, assim esta peça tão rudimentar se transformou na calça Jeans.
Segundo Barros (1998), se não fosse o...
tracking img