Administração estratégica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA


A Administração Estratégica é um conjunto sistemático de decisões envolvendo empreendimentos que afetam toda a empresa. Seu estudo é um desafio para os gestores, tendo em vista a necessidade de adaptar a organização ao ambiente onde ela está inserida. Atualmente, é fundamental a qualquer empresa que almeje o sucesso em seus negócios o planejamento baseado em umaestratégia. As perguntas que os gestores ou empreendedores devem fazer é “onde estou” e “onde quero chegar”.
A obtenção dessas respostas determinará como a empresa irá se comportar, principalmente quanto aos produtos/serviços que colocará no mercado; sua lucratividade; seu tamanho; seu grau de inovação e seu relacionamento com os stakeholders. Administração Estratégica é a maneira pela qual asorganizações dinamizam os planos desenvolvidos na etapa de Planejamento Estratégico. É através deste tipo de gerenciamento que as instituições executam suas estratégias e geram - se necessário - revisões e realinhamentos na intenção de atingir os objetivos esperados.
A Administração Estratégica pode ser entendida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjuntoapropriadamente integrado a seu ambiente.
Conheça agora o que alguns teóricos falam sobre o estudo da Administração Estratégica:
“O estudo da Administração Estratégica teve sua forma definida pela primeira vez após a Fundação Ford e a Carnegie Corporation patrocinarem, nos anos 1950, uma pesquisa no currículo das escolas de negócios. Um resumo dessa pesquisa, chamada de Relatório Gordon-Howell,recomendou que o ensino de negócios tivesse uma natureza mais ampla e incluísse um curso de capacitação em uma área chamada Política de Negócios (GORDON e HOWELL, 1959).”
A proposta desse curso enfatizava que, em vez de apresentar aos estudantes problemas de negócios para análise em áreas específicas, tais como Marketing ou Finanças, enfatizaria o desenvolvimento de conhecimentos na identificação,análise e solução de problemas do mundo real, em amplas e importantes áreas de negócios. Essa nova proposta daria aos estudantes a oportunidade de exercitar qualidades de julgamento e tomada de decisões. O Relatório Gordon-Howell teve ampla aceitação, e por volta dos anos 1970, o curso fazia parte do currículo de diversas escolas de negócios. A proposta foi evoluindo, e o enfoque inicial do cursofoi ampliado, incluindo a consideração da organização global e seu ambiente. Por exemplo: a responsabilidade social e ética e o impacto potencial de fatores políticos, legislativos e econômicos sobre o êxito numa organização tornaram-se assuntos de interesse.”
Verifica-se, ao longo da História, uma evolução contínua do processo de Administração Estratégica, principalmente na era atual,decorrente de um ritmo acelerado das transformações ocorridas na sociedade e na velocidade com que as informações têm se desenvolvido.
Belmiro (2008) destaca que, até chegar ao conceito atual de Administração Estratégica, foram formulados e aplicados, em especial em empresas multinacionais americanas, diversos processos: [pic][pic]


* Planejamento financeiro - Proceedings of the Conference on CaseStudies in Operation Research:
Segundo Glover, W.S. e Ackoff, R.L., em Proceedings of the Conference on Case Studies in Operation Research, Case Institute of Technology, Cleveland, 1956, o planejamento financeiro é materializado pelo orçamento anual. Como o planejamento financeiro era simples e eficiente, as empresas podiam estimar os seus vários gastos, baseados na previsão de receitas. Porém,esta forma de procedimento poderia ser realizada sob a ótica de um sistema fechado, e sua ênfase correria o risco de recair no mero controle dos gastos orçamentários, a todo custo, do que prescrevia o orçamento. Neste caso, havia artifícios para fechar o orçamento "à força", como a superestimativa de gastos, cortes na aprovação ou projeção de gastos e previsão de gastos no exercício posterior.
*...
tracking img