Administração escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A preocupação com a administração escolar começou a fazer-se sentir nos Estados Unidos a partir das décadas de 1950, 1960 e 1970, quando se intensificaram as pesquisas e publicações sobre o assunto. Na década de 1980, a preocupação foi garantir a legalidade da democratização da educação e nos anos de 1990, reinicia-se o repensar da administração escolar, mas sob o termo de “gestãoescolar”. Segundo Lück (2000, p. 3), foi a partir de 2000, que as publicações sobre o assunto, grandemente aumentadas, já traziam cunhado o termo gestão, em substituição ao outro.
Houve um amplo reconhecimento de que a educação é um elemento fundamental no desenvolvimento econômico e social do país e que a forma de administrar a escola precisava ser outra. De acordo com Lück, (2000, p.32),tornou-se urgente e necessária a descentralização do sistema de ensino e a democratização da gestão. Assim, o envolvimento e a participação da sociedade, especificamente da comunidade escolar, fez-se imprescindível na forma de conceber e gerir a escola em busca de se acabar com as tradições corporativas, clientelistas, submissas e omissas do quadro educacional.
A discussão sobre a gestãoparticipativa mostra-se relevante à medida que se observa, no âmbito escolar, uma prática autoritária e conservadora, voltada apenas para a parte burocrático-administrativa e colocando em segundo plano a ação progressista, participativa, que busque uma ação transformadora no cotidiano escolar e em todos os envolvidos no processo educacional. Ou seja, permanece a necessidade de se exercer pressão sobre oEstado, para que este cumpra seu dever, por isso a comunidade é de vital importância na escola.
Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que sepõe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente (FREIRE in NAVARRO et al., 2004, p. 9).

Nesse contexto, a figura do gestor educacional reveste-se de suma importância, visto que uma liderança consciente ser-lhe-á de grande auxílio para a transformação da prática administrativa, pedagógica e relacional no contexto escolar. Conclui-se que gestão educacional é uma postura – açãoeducativa de caráter amplo e funcional, cuja finalidade é organizar, democraticamente, o tempo, o espaço e todo o trabalho administrativo, pedagógico e financeiro da escola, para formar o homem-cidadão, capaz de intervir na sociedade para modificá-la.
Desse modo, é evidente que a gestão escolar não se faz de forma solitária por uma única pessoa de postura impositiva, mas se realiza com oenvolvimento e a participação de pais, alunos, professores e demais funcionários e pessoas envolvidas no campo educacional, uma vez que toda essa comunidade conhece os problemas da escola, e consequentemente pode ajudar a alcançar alvos e metas e a avaliar o processo educativo com seriedade, transparência e compromisso. Vale dizer, na gestão educacional, o diretor não está e não pode estar sozinho.Assim sendo, este trabalho buscará discutir o processo de gestão democrática relacionado à atuação do gestor educacional, enfocando a gestão democrática e participativa nas escolas e a influência desse gestor dentro desse novo modelo organizacional.
O objetivo geral do trabalho, assim, além de traçar um panorama dos conceitos, metodologias e práticas abordadas durante o decorrer do curso, foiinvestigar se os Projetos Político-Pedagógicos das escolas municipalizadas de 1º Ciclo da Educação Básica são utilizados como peças fundamentais para se obter um ensino e uma gestão escolar de qualidade. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as diretrizes de uma gestão democrática e participativa.
A metodologia aplicada foi a da pesquisa com levantamento bibliográfico acerca do...
tracking img