Administração do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Administrar o tempo não significa tornar-se escravo do relógio. A verdade é que, quem o administra coloca-o sob controle. Quem não o administra é por ele dominado, pois acaba fazendo as coisas ao sabor das pressões do momento, não na ordem e na hora em que desejaria.
Muitas pessoas acreditam que é possível programar 100% do seu tempo, mas não podemos programar a vida nos mínimosdetalhes, devemos adquirir controle sobre ela. É necessário planejar, sem dúvida, mas é preciso ser flexível, saber fazer correções de curso. Se você está fazendo algum trabalho e está inspirado, produzindo bem, não há razão para parar, simplesmente porque o tempo alocado àquela tarefa expirou. Se a tarefa que viria a seguir, em seu planejamento, puder ser reagendada, sem maiores problemas, nãointerrompa o que você vem fazendo bem. Administrar o tempo é fazer o que você considera importante e prioritário dentro da vida profissional ou pessoal e não programá-lo nos mínimos detalhes e depois tornar-se escravo dele.
Aquele que “tem tempo” não é quem não faz nada: e sim, aquele que consegue conciliar suas tarefas dentro do tempo que possui. Por outro lado, quem administra o tempo não é quemestá sempre ocupadíssimo. Pelo contrário. Se você vir alguém que trabalha o tempo todo, fica até mais tarde no serviço, traz trabalho para casa à noite e no fim de semana, pode concluir, com certeza, que essa pessoa não sabe administrar o tempo. Quem administra o tempo geralmente não vive numa corrida perpétua contra o tempo, não precisa trabalhar horas extras - e, geralmente, produz muito mais.Mas não se engane: o processo de administrar o tempo não é fácil.

Administração do Tempo

Tempo é Vida
Embora o equipamento básico de que dispomos para viver seja a nossa mente, o tempo é o recurso fundamental da nossa vida, a matéria prima básica de nossa atividade. Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida. Não há maneiras de obter mais. Por isso, tempo é vida. Quem administra otempo ganha vida, mesmo vivendo o mesmo tempo.
O tempo não pode ser acumulado para uso posterior. Quem não administra o seu tempo joga sua vida fora, porque um dia só pode ser vivido uma vez. Se as horas de um dia não forem usadas sabiamente, não há como aproveitá-las no dia seguinte. Amanhã será sempre um novo dia e o hoje perdido terá sido perdido para sempre.
Mas, embora não renovável, o tempoé um recurso democraticamente distribuído. A capacidade mental, a habilidade, a inteligência, as características físicas são muito desigualmente distribuídas entre as pessoas. O tempo, porém, enquanto estamos vivos, é distribuído igualmente para todos. O dia tem 24 horas tanto para o mais alto executivo como para o mais pobre desempregado. Todos recebemos 24 horas de tempo por dia. Ninguémconsegue roubar nosso tempo: outra pessoa só consegue determinar como eu vou usar meu tempo se eu o consentir.
Se é assim, devemos nos perguntar por que alguns produzem tanto com o tempo de que dispõem e outros não conseguem produzir nada - no mesmo tempo. Não que os últimos não façam nada: às vezes são ocupadíssimos, e, no entanto, pouco ou mesmo nada produzem. A explicação está no seguinte: oimportante é o que fazemos com nosso tempo.

Tempo é Dinheiro
É importante se compenetrar do fato de que nosso tempo é valioso. Há pessoas e instituições que estão dispostas a pagar dinheiro pelo nosso tempo. Por isso é que se diz que tempo é dinheiro. Quem administra o tempo, na verdade, ganha não apenas vida: pode também transformar esse ganho de vida em ganho de dinheiro.
Para alcançar umdeterminado resultado ou produzir alguma coisa, com determinado nível de qualidade, precisamos investir fundamentalmente tempo e/ou dinheiro. Imaginemos exemplos corriqueiros. Seu carro está precisando de uma limpeza. Suponhamos que você saiba lavar um carro com um nível de qualidade aceitável, e que este serviço vai levar cerca de uma hora de seu tempo. Se você não tem mais nada que realmente...
tracking img