Administração do capital de giro, orçamento e fluxo de caixa

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2011
As garantias dão mais segurança e reduzem os riscos nas vendas a crédito ou nas operações de crédito junto a bancos. Elas representam o comprometimento de outras pessoas, físicas ou jurídicas, peladivida assumida ou a definição de bens, que podem ser móveis ou imóveis, que responderão pela divida caso o devedor não consiga pagá-la. Existem dois tipos de garantias, as pessoais ou fidejussórias eas garantias reais. Cite os quatro tipos de garantias reais mais usadas no mercado, dando um exemplo de cada uma delas.

RE: As garantias reais são bens ou direitos de recebimento dados emgarantia. Elas recaem sobre bens móveis ou bens imóveis. Os tipos de garantias reais mais usadas no mercado são: Alienação fiduciária, caução, hipoteca e penhor mercantil.

Alienação fiduciária: Geralmente,a alienação fiduciária acontece quando um comprador adquire um bem a crédito. O credor toma o próprio bem em garantia, de forma que o comprador fica impedido de negociar o bem com terceiros. Noentanto, o comprador pode usufruir o bem. No Brasil, essa modalidade de crédito é comum na compra de veículos ou de imóveis. No caso de veículo, a alienação fica registrada no documento de posse deste, eno caso de imóvel, é comum que a propriedade definitiva, atestada pela escritura, só seja transmitida após a liquidação da dívida. Em ambos os casos, o comprador fica impedido de negociar o bem antesda quitação da dívida, mas pode usufruir dele.
Exemplo: Você é contemplado em consórcio e faz a compra do bem com a carta de crédito. O objeto comprado fica em regime de alienação fiduciária até vocêquitar completamente o consórcio, ou seja, a alienação fiduciária garante que caso você não pague o bem o mesmo poderá ser retirado de você para quitar as dívidas.

Caução: É o penhor de um direitonão material, tais como letras de câmbio, duplicatas, notas promissórias de terceiros, ações de empresa etc.
Exemplo: Encontramos muito essa forma de garantia em lojas, mercados, hospitais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADMINISTRAÇAO DO CAPITAL DE GIRO, ORÇAMENTO E FLUXO DE CAIXA
  • FLUXO DE CAIXA E ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
  • ADM. DE CAPITAL DE GIRO, ORÇAMENTO E FLUXO DE CAIXA
  • Sistemas de InfoAdministração do Capital de giro, Orçamento e Fluxo de Caixa
  • Capital de Giro e Fluxo de Caixa
  • Fluxos de Caixas para Orçamento de Capital
  • A importância do fluxo de caixa e capital de giro
  • TCC Curso Técnico de Contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!