Administração de redes de computadores em empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2751 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES
5º. PERÍODO






PROJETO APLICADO

“ADMINISTRAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES EM EMPRESA”




Orientador: Wallysson Junio dos Santos





Turma: 5º A




NOMES DOS ALUNOS:Anderson Borges
Jean Pierre Arruda Teixeira
Jéferson Eduardo Souza Pires
Junio Henrique BorgesMarcelo jacome dos Reis
Rogério Peixoto
Saulo Júnior Maciel da Silva
Sidney Oliveira Ferraz





BeloHorizonte – MG
2º Semestre 2009
1. INTRODUÇÃO


O presente trabalho relacionado às disciplinas do Curso Superior em Tecnologia em Redes de Computadores do Centro Universitário UNA – UNATEC, tem como objetivo a reestruturação da uma Rede de Computadores, de forma que essa reestruturação venha agregar benefícios e produtividade para uma determinada empresa ou instituição. Para elaboraçãodeste trabalho, escolhemos uma escola particular localizada na região norte de Belo Horizonte. Essa escola possui aulas presencias nos turnos da manhã e da tarde. Atualmente conta com 72 funcionários e possui 560 alunos matriculados.
Visando aproveitar o espaço ocioso à noite e com a difusão da Internet e o desenvolvimento de novas tecnologias que aceleram a transmissão de dados, a escolapretende implantar o ensino à distância que promete ser uma metodologia de ensino e aprendizagem cada vez mais difundida, resultando especialmente no interesse de pessoas residentes em grandes aglomerados urbanos onde o deslocamento para aulas presenciais está ficando cada vez mais difícil, ou para habitantes de regiões afastadas dos centros de difusão de conhecimento.
“Educação adistância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial ou temporalmente. É ensino onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados correios ou rádios, e a televisão, vídeo,o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias diferentes” (MORAN, 2002).


Para a implantação desta tecnologia a escola precisa que sua rede de computadores seja reestruturada de forma que mantenha tanto os serviços locais quantos o serviço de ensino a distância sempre disponível, garantindo disponibilidade e preservando a segurança das informações.
A estruturação de redes vai muitoalém de um cabeamento bem feito, ou mesmo da presença de alguns servidores. É necessário que exista um projeto muito bem detalhado, que envolva desde a estruturação física de cabeamentos, até a compra de servidores e configuração de serviços, preparando a infra-estrutura para receber, cada vez mais, a adição de novos pontos sem prejudicar sua performance e confiabilidade.
Atualmente a redelocal da escola encontra-se defasada. O cenário atual é composto de 1 servidor para o software financeiro e 46 estações de trabalho. Algumas interligações ainda são feitas com equipamentos obsoletos com Hubs. O cabeamento encontra-se exposto e não foi certificado, grande parte precisa ser refeito. Não existe um serviço de autenticação e nem um controle sobre o que os alunos acessam na Internet...
tracking img