Administração de recursos

Páginas: 14 (3461 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
1 TEMA

REPROCESSAMENTO DE ARTIGOS DE USO UNICO

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Visto que o reprocessamento de dispositivos médicos classificados como “uso único” pelo fabricante, tem como objetivo a redução de custos e a diminuição da poluição ambiental e juntamente, a necessidade de os profissionais que compõem a equipe médica terem conhecimento sobre esse estudo, motivou-me aelaboração desse estudo, visando tratar do reprocessamento de artigos de uso único, destacando as questões de segurança, ética, meio ambiente e custos que compõem esse assunto.

PROBLEMA

O problema desse estudo se restringe ao seguinte questionamento:

“Qual a relevância, considerando vantagens e desvantagens, do reprocessamento de dispositivos de uso único em relação àsegurança, a ética, ao meio ambiente e aos custos?”

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Demonstrar a importância de segurança, ética, meio ambiente e custos no reprocessamento de dispositivos médicos classificados como “uso único”, alertando os profissionais sobre as vantagens e desvantagens desse reprocessamento.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para que o objetivo geral desse estudo sejaatendido, serão necessários os seguintes objetivos específicos:

- Pesquisar sobre o reprocessamento de dispositivos médicos classificados como “uso único”;

- Destacar a relevância do reprocessamento considerando fatores como: segurança, ética, meio ambiente e custos;

- Demonstrar como funciona o sistema de reprocessamento de dispositivos de uso único;

-Alertar os profissionais de saúde, quanto as vantagens e desvantagens que circundam o reprocessamento desses dispositivos.

4 JUSTIFICATIVA

Visto que o reprocessamento de DUUs é um assunto controverso e complexo, com sólida base tanto em apoio quanto em oposição à prática, nota-se inicialmente uma preocupação em tratar mais do assunto, destacando a importância do reprocessamento dosartigos de uso único.

Outro ponto relevante na elaboração desse estudo, se mostra em relação a necessidade de informar os profissionais de saúde, em especial as enfermeiras no que se refere as questões jurídicas, profissionais e éticas que envolvem a reutilização dos produtos destinados a uso único, considerando ainda fatores como segurança, ética, meio ambiente e custos.

Atravésdesse estudo, esses profissionais ficarão conhecendo os benefícios e as desvantagens do reprocessamento desses dispositivos de uso único, incentivando na tomada de decisão objetiva e assertiva em relação a um tratamento seguro para o paciente e a própria instituição hospitalar, considerando a reutilização, esterilização e outros tipos de reprocessamento.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1REUTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE USO ÚNICO

Nos dias atuais, segundo a ANVISA (2009) podem-se observar quatro tipos de práticas em relação à reutilização de DUUs os quais incluem o reprocessamento de itens, que:

✓ Apresentam prazo de validade vencido e que nunca foram usados em um paciente;

✓ Não foram usados em um paciente, apesar de a embalagem ter sido aberta (p.ex., procedimentocancelado);

✓ Estavam no campo estéril durante um procedimento cirúrgico, mas não foram usados no paciente; e

✓ Foram previamente utilizados em um paciente.

Deve-se observar no entanto, que a necessidade de adequar a esses sistemas de reprocessamento é extremamente relevante, considerando que este trás benefícios relacionados ao custo, ao meio ambiente e também apresentaligação com conceito de ética e segurança.

5.2 ESTERILIZAÇÃO

A esterilização é um procedimento de extrema importância para o sucesso do tratamento médico. Segundo Orsi (1979) vários fatores influenciam na execução e sucesso do tratamento dentre esses, encontra-se a perfeita esterilização e desinfecção do instrumental e materiais a serem utilizados.

No entanto, a tão grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de Recursos
  • Administração de recursos
  • Administração de recursos humanos
  • Administração de recursos humanos
  • Administração de recursos humanos
  • Teoria da administracao e recursos humanos
  • Rh
  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!