Administração de preços - mix de mkt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração de preço

1 – Como ganhar dinheiro
Na sociedade de hoje, o dinheiro é cada vez mais valorizado e, no sistema capitalista como o nosso, ele exerce uma função fundamental em tudo o que se faz. Em nosso mundo materialista, o dinheiro representa poder e status. Como alguém disse certa vez brincando, mas com um fundo de verdade: o dinheiro não traz a felicidade, manda buscar!
Portudo que representa e pelo fascínio que exerce, todos estão buscando uma maneira, uma fórmula de ganhar muito dinheiro. E quanto mais, melhor.
Vamos discutir, então, uma questão mais prática: como ganhar dinheiro.
Trata-se de uma tarefa complicada. A princípio, você já deve ter ouvido falar que uma pessoa tem três maneiras de ganhar dinheiro e ser rica: nascer em família rica, casar com alguém ricoou trabalhar muito.
Se você já perdeu as duas primeiras oportunidades ou não tem a esperança de acertar em cheio na segunda, a saída é concentrar-se na terceira.
Mas temos uma notícia triste: a não ser que você seja um dos poucos privilegiados que chegam a cargos de comando em grandes multinacionais e conseguem acordos extremamente favoráveis que lhes garantem salários milionários, de modogeral, o trabalho remunerado não deixa ninguém rico. Isso ocorre porque quem controla a empresa estabelece seu salário, de modo a que parte considerável do lucro gerado por ele fique na empresa.
Mas não se desespere! Sempre existe uma saída a ser buscada. Talvez a riqueza não seja tudo o que você quer para sua vida, talvez existam outras formas de ser considerado uma pessoa rica. Enfim, deixando delado essa discussão filosófica, cabe aqui comentar sobre os empreendedores que descobriram um nicho de mercado para atuar.
O segredo das empresas que souberam encontrar as raízes da riqueza em um negócio, que atende a um determinado mercado, tem sido o de conseguir um fluxo constante de lucro que garanta o crescimento da sua riqueza.
O lucro, a maioria sabe, é a diferença entre o preço e o custo.Toda vez que concretizamos uma venda, recebemos o valor referente ao preço, chamado de preço unitário. Tudo o que gastamos para produzir esta unidade chamamos de custo unitário, e em cada venda ficamos com a diferença, que é o lucro unitário.
Portanto, para termos muito lucro, precisamos vender muitas unidades com um preço adequado e custo relativamente baixo para obtermos um bom lucro unitárioem cada venda, que vai se somar ao lucro total e aos poucos formará riqueza.
Pode parecer complicado, mas basta que algumas análises sejam feitas.

Todas as empresas que visam lucro – e muitas das que não visam – determinam preços para seus produtos e serviços. O preço está por toda parte e pode ser expresso por diferentes termos, dependendo da situação. Você paga aluguel pelo seu apartamento,honorários para seu médico, passagem para andar de ônibus, mensalidades para escola, taxas para entrar no clube, juros pelo dinheiro que toma emprestado do banco, salário para funcionários e assim por diante.
Na verdade, tudo isso são preços de produtos, mas que, por serem diferentes, possuem nomenclaturas específicas e diferentes também.
A idéia de se estabelecer o preço é relativamenterecente. Ao longo da história, o preço costumava ser determinado no momento da venda, por meio de negociação entre comprador e vendedor. Como em um mercado árabe, a cada negociação um preço diferente era acordado, resultado de um conjunto diverso de fatores do momento. É um processo muito diferente do que hoje encontramos, por exemplo, em um supermercado, onde o preço é fixo e não negociável.
A idéia deum preço único surgiu com o aparecimento das grandes lojas de varejo americanas, no fim do século XIX, quando começou a ficar inviável a negociação de cada um dos milhares de itens que eram oferecidos.
Hoje a Internet, com sua rapidez e facilidade de comunicação, está trazendo de volta o inter-relacionamento entre comprador e vendedor e oferecendo maiores possibilidades para a negociação do...
tracking img