Administração de pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração de Pessoal

1. ADMISSÃO DE COLABORADORES

O trabalho como conhecemos atualmente é uma evolução das antigas formas como os serviços eram prestados. O salário, por exemplo, não existia como o conhecemos; o prazo para pagar também não se dava nos termos atuais da lei, quem dirá a forma, pois o dinheiro para o tempo de existência do homem, é moderníssimo. Assim, entendemosque os meios contemporâneos usados foram criados das necessidades comerciais, industriais, políticas, econômicas, culturais, entre outras para suportar o avanço das relações que a sociedade passou a ter em seu seio.
A história da humanidade pode nos contar muito para entendermos o funcionamento do mecanismo que se exerce hoje nas relações de emprego. Somos, no Brasil, povo que herdou do velhomundo, a Europa, tradições, costumes e técnicas trabalhistas e financeiras, copiávamos e copiamos aquilo que pode ser adaptado em nossa sociedade brasileira. E muita criatividade dos brasileiros.
Hoje o trabalho é reconhecido em boa parte do mundo, através da contraprestação dos serviços; onde o cidadão é contratado e recebe um valor ou salário em dinheiro por aquilo pelo qual foicontratado.
1.1 Processos admissionais

• O colaborador ao ser admitido, deve passar por uma rotina especial junto à empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso.  
• Quando a rotina é mal realizada ou não é cumprida, coloca o empregador e o colaborador em situação de risco,podendo gerar multas ou ainda anulação de atos.  
• Dessa forma é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas.  
Este trabalho nos mostrará quais os documentos necessários no momento da contratação e os tipos de contrato.

2. DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO

Para ser formalizada a admissãodo colaborador a empresa deverá solicitar ao trabalhador a apresentação de alguns documentos que terá como finalidade, além da sua identificação, possibilitar o correto desempenho das obrigações trabalhistas, não só em relação ao próprio trabalhador, mas também nas relações da empresa com a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

2.1   Documentos Necessários à AdmissãoSegue abaixo a relação dos documentos necessários para a admissão do colaborador:
a) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo em caráter temporário;
b) Atestado de Saúde Ocupacional - ASO;
c) Título de eleitor, para os maiores 18 de anos;
d) Certificado de reservista ou dealistamento militar, para os colaboradores brasileiros do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos;
e) Certidão de nascimento, casamento ou Carteira de Identidade - RG, conforme o caso;
f) Cartão de Cadastro Pessoas Físicas – CPF
g) Documento de Inscrição no PIS/PASEP - DIPIS, ou anotação correspondente na CTPS;
h) Cópia da certidão de nascimento de filhos menores de14 anos, para fins de recebimento de salário-família;
i) Carteira de vacinação original do Cartão dos filhos entre 1 e 7 anos de idade;
j) Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para os colaboradores que exercerão o cargo de motorista ou qualquer outra função que envolva a condução de veículo de propriedade da empresa.

3. CONTRATO DE TRABALHO

Um contrato detrabalho nada mais é do que um trato comum entre duas ou mais pessoas. Daí a origem da palavra. É a materialização da existência de uma vontade comum dos contratantes. Pode ser escrito (regra) ou mesmo verbal.
Dentre os diversos tipos de contrato previstos em nossa legislação, temos o contrato de trabalho. Dentre as espécies de contrato de trabalho, temos o de emprego. Este contrato nada mais é...
tracking img