Administração de mercado exterior

Páginas: 112 (27965 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Conceitos introdutórios sobre empreendedorismo e pequenos negócios
Edelvino Razzolini Filho*
Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, de forma que fique estabelecido o marco inicial para quem desejar entender o fenômeno do empreendedorismo.
* Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Especialista em Marketing. Administrador de Empresas. Atualmente é professor e coordenador do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi supervisor de vendas e gerente de vendas de diversas empresas distribuidoras de materiais e equipamentos médicohospitalares na região Sul do Brasil. Gerente de produtos de indústria farmacêutica com atuação em todo oterritório nacional. Foi sócio-diretor da empresa K. R. Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., atuando com treinamento e consultorias na área de logística. Também foi diretor-presidente da UNIEDUC Cooperativa dos Educadores e Consultores de Curitiba. Autor de diversos livros e artigos publicados em revistas e eventos científicos nacionais e internacionais.

Introdução
Antes de qualquer outracoisa, vale a pena indagar sobre as razões que levam um indivíduo a abrir uma empresa. Poderíamos nos perguntar se é pelo lucro. Com certeza, qualquer um que inicie um empreendimento vai desejar obter lucro com ele. Porém, essa não é a única, muito menos a principal motivação para um empreendedor. É sobre isso que vamos discorrer neste capítulo: quais as razões que levam alguém a empreender. Paraentendermos essas questões, apresentaremos os principais motivos, identificados na literatura e em pesquisas sobre empreendedorismo, que levam alguém a empreender, posteriormente apresentaremos a forma como o empreendedorismo evoluiu historicamente e, por fim, comentaremos alguns aspectos do empreendedorismo no Brasil.

Motivos para abertura de uma empresa
Importante esclarecer que ninguém nasceempreendedor. É um processo de aculturamento que ocorre ao longo da vida que vai amadurecendo a pessoa, possibilitando-lhe adquirir conhecimento e desenvolver competências para que, em determinado momento, resolva empreender e, preferencialmente, obter sucesso.

Conceitos introdutórios sobre empreendedorismo e pequenos negócios

As razões ou motivos que levam alguém a iniciar umempreendimento são sempre de foro íntimo, ou seja, dizem respeito exclusivamente a cada indivíduo em particular. Contudo, pesquisas revelam alguns traços comuns à maioria dos empreendedores. Assim, segundo Bernardi (2003, p. 66), é possível elencar algumas razões pelas quais as pessoas iniciam um negócio:

Necessidade de realização
Esse é um dos mais fortes motivos para que se inicie um empreendimento. Oindivíduo necessita realizar-se como pessoa e como profissional e não encontrando oportunidade no seu ambiente de trabalho, decide iniciar um negócio próprio para garantir que poderá implementar suas ideias sem nenhum “freio” externo; o que, na prática, acaba se revelando uma meia verdade, porque fornecedores, clientes, parceiros, governos etc., são fatores limitantes de um empreendimento. Dequalquer forma, o indivíduo sente que “assume o controle” da situação e, com isso, sente-se realizado.

Implementação de ideias
Às vezes, a pessoa trabalha em uma organização que não lhe dá a oportunidade para colocar em prática suas ideias visando melhorar processos ou produtos da empresa. Assim, ela resolve iniciar um negócio próprio para ter a liberdade de implementar suas ideias. Isso leva aosurgimento de muitos novos negócios. Geralmente, quando as organizações compreendem a importância daquilo que se convencionou denominar intraempreendedorismo (quando a organização concede liberdade a seus empregados para agirem como se fossem “donos do negócio”), é mais difícil a saída de pessoas com essas características. Porém, quando ocorre o oposto, é comum ver indivíduos que deixaram seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de mercado exterior
  • Mercado exterior
  • Mercado exterior
  • Estratégias de marketing para mercado exterior
  • Contabilidade internacional e mercado exterior
  • Resumo de Mercado Exterior
  • Administração e mercado
  • Mercado e Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!