Administração de mercado exterior

Páginas: 12 (2891 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
ADMINISTRAÇÃO DE MERCADO EXTERIOR

Titulo:

TCD – Núcleo da Economia

Tema:

O Momento Atual do Cenário Comercial Mundial com a Participação da China

Objetivo:

Venho mostrar através deste trabalho de uma forma sucinta a expressão dragão chinês onde como nunca soou tão verdadeira como nos últimos anos. A curva de ascendência da China no cenário econômico mundial produziu maisum feito o país se tornou a segunda maior economia do mundo, empurrando para o terceiro lugar o vizinho Japão, que ocupava o posto desde 1968. A mudança se traduz nos dados do desempenho econômico dos dois países. Autoridades japonesas informaram que a nação nipônica cresceu 3,9% em 2010, fechando o ano com um PIB de US$ 5, 474 trilhões. Já a China, no mesmo período, viu suas riquezas aumentarem10,3%, resultando em um PIB de US$ 5, 878 trilhões. Agora, na frente dos chineses, só os Estados Unidos.

Justificativa:

Chamada, no passado, de “gigante adormecido”, a China está acordando. Seu rápido crescimento econômico está criando turbulências econômicas e afetando as indústrias do mundo todo. Há pelo menos 20 anos que analistas econômicos vasculham os números chineses atrás deexplicações para a assombrosa elevação do país ao grupo dos mais ricos do mundo. Uma das mais óbvias é a imensa população de 1,3 bilhões de pessoas. É gente que precisa de casa, de estradas, de alimentos, de roupas, de estudo, enfim, uma gama de infra-instrutora e de serviços que permeia a estrutura de desenvolvimento de qualquer país.

Introdução:

No caso da China, a necessidade é maiorainda: por décadas a volumosa população viveu na pobreza, sem acesso a bens e serviços, situação que tem mudado radicalmente. Metrópoles como Xangai e Pequim exibem metrôs vistosos, comparáveis aos de cidades como Paris e Londres. Rodovias, hospitais e prédios públicos são construídos aceleradamente para dar conta das necessidades locais. No varejo, grandes redes ocidentais e butiques de luxo têmexplorado o mercado chinês.
Mas há que se considerar o exagero na velocidade das mudanças. A utilização em larga escala de combustíveis fósseis - carvão mineral e petróleo, especialmente - tem ocasionado um aumento no nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Boa parte dos trabalhadores, como os operários queerguem gigantescos edifícios, recebe salários baixíssimos. Nos direitos humanos, a rigidez do regime comunista atrai antipatia e clamor de grupos do mundo inteiro.
No xadrez das relações internacionais, o protagonismo da China também é evidente em diversos setores, especialmente o cambial. Desde junho de 2010, quando as autoridades da China decidiram afrouxar o câmbio, a moeda local, oYuan, registrou uma valorização de 3,6% em relação ao dólar. Entretanto, analistas norte-americanos alertam que, devido à inflação, a apreciação real da divisa chinesa sobre o dólar foi superior a 10%.
Além de tudo isso mais uma novidade foi anunciada: o país vai lançar operações domésticas com opções de Yuan contra outras moedas, um movimento que sinaliza a intenção de Pequim de tolerar umcâmbio mais flexível e volátil e de internacionalizar o Yuan.

Desenvolvimento:

O surgimento da China como potência econômica mundial está entre os mais dramáticos acontecimentos econômicos das últimas décadas. O impacto disso na economia dos Estados Unidos e de sua região sudeste, tanto em termos de importações quanto de exportações, causou transformações na política econômica e naspráticas comerciais regionais e nacionais. As medidas adotadas por legisladores, empresas e consumidores serão, provavelmente, influenciadas pelo emergente poder econômico da China.
De 1980 a 2004 o produto interno bruto (PIB) da China registrou uma média de crescimento real de 9,5%, tornando-a a sexta maior economia mundial. A integração do país à economia mundial é refletida principalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de mercado exterior
  • Mercado exterior
  • Mercado exterior
  • Estratégias de marketing para mercado exterior
  • Contabilidade internacional e mercado exterior
  • Resumo de Mercado Exterior
  • Administração e mercado
  • Mercado e Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!