Administração de medicamento em

Páginas: 9 (2177 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO EM
PEDIATRIA

Professor: Mayky turma: 69M
Por: Fábia Daniela

Administração de medicamentos é uma das funções de maior responsabilidade da equipe de enfermagem, principalmente em pediatria.
Não se difere muito da administração de medicamentos em um adulto, porem o que difere é que os medicamentos não se apresentam emdosagens especificas para crianças, assim tornando um pequeno erro de microgramas em um gigante e serio problema.
Por isso é necessário lembrar que os cálculos e doses em crianças é baseado em peso e idade, por isso a importância de se pesar corretamente a criança.
É fundamental que o profissional de enfermagem esteja consciente de que a administração de medicamentos há implicações éticas elegais, exige dele cuidados muito maiores quanto a interpretação da prescrição medica, por isso a necessidade de conhecimentos científicos e teóricos sobre as medicações.

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MENDICAMENTOS:
As vias de administração de medicamentos são: Via oral, Via Nasal, Via oftálmica, Via ocular, Via retal, Via intravenosa, Via subcutânea, Via intramuscular entre outras vias que servem paraalimentação e medicação como parenteral e enteral.
Via Oral:
A via oral é primeira escolha sempre que possível, pelas crianças, pois não causa dor suas formas de apresentação normalmente são liquidas como o xarope e vacinas. Entretanto nem todos os medicamentos têm sua forma de apresentação como o xarope, de paladar agradável. Muitas vezes em pediatria a dose de medicação é preciso triturar umcomprimido ou uma drágea e ate mesmo abrir uma capsula, tornando o sabor desagradável. Pode-se de utilizar conta-gotas, copos, seringas quando o medicamento estiver em forma liquida.Buscando sempre com o acompanhante a melhor forma de administrar o medicamento.Em recém –nascidos usa-se seringa no canto da boca,sempre se certificando que o medicamento foi engolido,tomando cuidado para que a criançanão aspire a medicação.
Via Nasal:
Consiste em medicação em forma de gotas, administrada diretamente na mucosa nasal. São instaladas da mesma forma que no adulto porem em crianças pequenas não há colaboração.
Deve-se colocar a criança no colo do acompanhante e inclinar ligeiramente para atrás ,permanecendo assim aproximadamente por 1 minuto para a absorção do medicamento.

Via Otológica:Consiste em aplicação de medicamentos no canal auditivo. Porém a técnica se difere do adulto pois o canal auditivo de uma adulto esta orientado para dentro,anteriormente e para baixo ,e na criança até 3 anos o canal auditivo é quase reto.Na aplicação do medicamento em criança menores de 3 anos deve-se deitar a criança lateralizando-a sobre o lado não afetado puxando o pavilhão externo da orelhapara baixo para que a solução alcance todas as partes do canal auditivo.Em crianças maiores deve permanecer em posição lateralizada por aproximadamente 3 minutos,para que as gotas não voltem.
Via Ocular:
Consiste na medicação no saco conjutival (membrana protetora da parte interna da pálpebra), podendo se apresentar em formas de gotas e pomadas.
Coloca-se a criança deitada ou sentada inclina-sea cabeça para trás puxa-se a pálpebra para trás e se aplica o medicamento, nunca direto no globo ocular.Em crianças lactentes costuma-se colocar nos cantos onde as pálpebras se unem,as solução fluíra para a conjuntiva.
Via Retal:
Consiste na introdução de medicamentos no reto,sob forma de supositório,clister.
Clister ou Enema-Introdução de liquido do anus
Supositório-medicamento solida, deforma cônica, contendo um excipiente que se derrete quando em contato com a temperatura do corpo. Destinando a se introduzir no reto através do anus. Deita-se a criança em decúbito lateral, afastando as nadegas com o polegar e o indicador, com a outra mão introduzir o supositório empurrando-o lentamente ate que seja inteiramente introduzido ou em enema pressioná-lo ate seu esvaziamento.
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de Medicamentos
  • administração de medicamentos
  • ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO
  • ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • administração de medicamentos
  • Administração de medicamentos
  • administraçao de medicamentos
  • Administração de medicamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!