Administração de materias publicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Objetivo básico da administração de materiais públicos consiste em colocar os recursos necessários ao processo produtivo com qualidade, em quantidades adequadas, no tempo correto e com o menor custo.
Todos os servidores públicos que trabalham diretamente na gestão de materiais – compradores, almoxarifes, responsáveis pelo patrimônio, os chefes de setores, de departamentos,secretários municipais e todos os que requisitam e mantém sob sua guarda materiais.

Conceito de Bens Públicos
Bens Públicos são todos aqueles que integram o patrimônio da Administração Pública direta e indireta. Todos os demais são considerados particulares.
Classificação:
O artigo 99 do Código Civil utilizou o critério da destinação do bem para classificar os bens públicos.

FUNÇÕES DAADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Vários e conflitantes interesses estão envolvidos na administração de materiais.
• O ponto de vista do usuário: deseja o material correto, em condições apropriadas de utilização, entregue no lugar certo e a tempo de evitar a sua falta. Podemos ainda acrescentar que o usuário gostaria que o tempo despendido na entrega fosse o menor possível e que se gastasse o mínimo de tempo nopreenchimento de formulários e seu arquivamento.
• O ponto de vista da área econômico-financeira: deseja adquirir o material ao menor custo e maiores prazos de pagamento; busca uma redução do valor do estoque e não quer que ocorrências relacionadas a materiais (como compras erradas, falta de itens críticos, etc.) sejam freqüentes.
• O ponto de vista dos fornecedores: desejam fornecer a maiorquantidade de material possível, vendê-lo ao maior preço, receber a curto prazo e não ter qualquer responsabilidade futura a respeito da utilização dos itens.
A administração de materiais deve conciliar esses interesses tão diversos.
Os quatro subsistemas ou grupos:
Grupo 1 – Subsistema de normalização
Responsável por responder à pergunta: o quê? (comprar, armazenar e distribuir).
É compostodas funções de normalização, que vai selecionar padronizar e especificar os materiais, e de classificação/codificação de materiais.
Grupo 2 – Subsistema de controle
Deve responder às questões: quando e quanto? Suas funções são gestão e valoração de estoques.
Grupo 3 – Subsistema de aquisição
Possuem duas funções – a aquisição, que responde pela compra dos materiais, e
a alienação, que cuida davenda de materiais não utilizados ou inservíveis.
Grupo 4 – Subsistema de armazenamento
Responsável pelo recebimento de materiais, armazenamento e distribuição.
Nesse subsistema há as funções de armazenamento, movimentação e transporte de materiais e o controle de qualidade.

SUBSISTEMA DE NORMALIZAÇÃO
Refere-se aos instrumentos necessários à perfeita especificação dos materiais utilizados.É o laço de união entre a proposta assistencial e o sistema de apoio. Nesse campo ocorre o diálogo técnico entre as áreas meio e fim.
Entende-se por catálogo de materiais o conjunto de itens consumidos pela
instituição devidamente classificados e codificados.
O subsistema de normalização utiliza como entradas:
• As normas técnicas, a política da organização, os recursos tecnológicos e deprodução disponíveis no mercado, que servirão para definir o modelo assistencial, o grau de atendimento a ser prestado, além de verificar as possibilidades de resposta do mercado às solicitações de materiais.
• As classificações denominadas ABC de valor e ABC de popularidade (ou XYZ de importância) são também importantes e serão detalhadas no subsistema de controle. A primeira classifica os materiaisconforme o comprometimento de recursos financeiros para cada item. A segunda utiliza como parâmetro a freqüência de solicitação do item e a sua importância para o processo produtivo. Ambas as classificações serão úteis para a definição da política de estoques.
• Os relatórios de materiais adquirido-solicitados sejam os mantidos em estoque, sejam os de entrada e saída, bem como o relatório que...
tracking img