Administração de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A administração de estoques é uma das atividades da Administração de Matérias, o que faz com que muitas vezes sejam entendidas como sinônimas, principalmente pelo fato dos estoques participarem amplamente do patrimônio material das empresas. A importância da administração de estoques para as empresas reside na possibilidade – efetivada pelo uso de ferramentas específicas – dosgestores controlarem as quantidades dos materiais em consonância com o volume e freqüência com que são consumidos (VIANA, 2010, p.35). A eficiência nesse caso consiste em estabelecer mecanismos que efetivem o controle de entradas e saídas de materiais. O presente trabalho, portanto, consiste num estudo de natureza teórica sobre classificação, descrição e codificação de materiais, que constituem etapasimportantes para uma concreta gestão de materiais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir do exame de algumas obras que, embora escassas, contribuíram para uma melhor conceituação sobre a temática. No entanto, dentre as definições aqui adotadas a que melhor reflete os objetivos deste trabalho é a elaborada por Dias, que define a administração de materiais como“o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa” (2010, P. 12). Esta perspectiva remete aos objetivos deste trabalho, que consiste em estabelecer com clareza a importância dessas ferramentas no cotidiano dos administradores. É necessário enfatizar a enorme escassez de fontes e a brevidade exigida para a entrega, fatosque contribuíram para a incompletude, e em alguns aspectos, para a inconsistência da pesquisa. Não obstante, o trabalho possibilita visualizar a forma das empresas utilizarem as informações sobre seus estoques para reforçar a eficácia na tomada de decisão. É pertinente considerar a importância das novas tecnologias de codificação, com destaque para o Sistema Informatizado de Gerencialmente –Enterprise Resource Planning (ERP), e o Sistema de Identificação - ID, que garantem a coleta e, sobretudo, a consistência e confiabilidade das informações concernentes à logística (RIBEIRO, 2010, p. 321). O uso dessas tecnologias potencializa a racionalização das decisões, minimizando os riscos e consequentemente ampliando o conhecimento da realidade organizacional.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Dias(2010), Viana (2010) e Costa, entendem os processos de classificação, codificação e descrição, como processos necessários a uma eficiente administração de estoques. Classificação refere-se à maneira pela qual os recursos são agrupados visando atender certas exigências provenientes do mercado no qual eles serão comercializados ou adquiridos – no caso das matérias-primas -; enquanto que acodificação constitui-se de elementos e meios pelos quais será efetuada a classificação; devido a esse entendimento, alguns autores (Dias) entendem a codificação como um subgênero da classificação, ou seja, a codificação é um dos mecanismos utilizados para que se execute uma classificação adequada. No tocante a descrição, o entendimento (Viana) é de que para um armazenamento conveniente dos materiais, énecessário utilizar métodos e linguagens específicas que facilite a identificação dos produtos em função da frequência com que eles são solicitados.

1.1 Administração de Materiais

A Administração de Materiais é uma síntese de dois conceitos: Administração e materiais. Administrar consiste em atuar em determinado ambiente, com a finalidade de convergir certa forma de configuração do mesmo comobjetivos específicos determinados previamente. Os estágios convencionalmente aceitos e tidos como etapas imprescindíveis para que se pratique a Administração São: o planejamento, a organização, o controle e a direção (WELSCH, 2007, p. 29). O significado restrito desses termos varia de acordo com as especificidades dos diversos modelos teóricos desenvolvidos até hoje. O material, de acordo com o...
tracking img